Projeto une tecnologia e inteligência artificial com conectividade 5G e 4G para garantir autonomia para Assistidos estudantes do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em Curitiba (PR)
Curitiba, 16 de dezembro – A Colibri Interfaces, startup brasileira de inovação em acessibilidade digital e a TIM, maior operadora móvel do Brasil, líder no 5G e com 100% de cobertura 4G no Paraná, reafirmam seu compromisso com a inclusão e a diversidade social. As empresas unem tecnologia e inteligência artificial com conectividade 5G e 4G para fornecer inicialmente 20 comunicadores Conversia para Assistidos estudantes do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em Curitiba (PR). Os dispositivos ampliarão as possibilidades de expressão e interação digital, oferecendo mais autonomia às pessoas com deficiências graves de mobilidade e comunicação acolhidas pela instituição.
Os aparelhos Conversia foram idealizados e desenvolvidos pela Colibri para permitir a comunicação e o controle de dispositivos eletrônicos por meio de movimentos do rosto, olhos, boca e cabeça. Com a parceria, os usuários contam com os serviços 5G e 4G contínuos e de qualidade da TIM: os dispositivos são conectados a um tablet com software que reconhece as expressões e imagens dos usuários. A conectividade permite, por exemplo, que pessoas não verbais ganhem uma voz.
Durante as Olimpíadas de Paris, a comentarista esportiva do Cazé TV e ex-ginasta, Lais Souza, utilizou tecnologia similar para participar das transmissões. Na ocasião, com a utilização de um óculos Colibri, que funciona com um mouse de cabeça sem fios, Laís controlou celulares, tablets e computadores apenas com movimentos da cabeça.
Conectividade que transforma vidas
O Conversia já passou por testes-piloto com estudantes da Escola Pequeno Cotolengo desde o início de 2024, com resultados animadores. Dois dos usuários mais bem-sucedidos, acolhidos no Complexo, demonstraram o quanto o dispositivo pode transformar a vida de pessoas com deficiências motoras severas.
A conectividade da TIM permitirá o uso pleno de recursos como predição de frases em tempo real e a reconstrução personalizada do timbre de voz, um avanço fundamental para aqueles que perderam a capacidade de falar. Além disso, a conectividade 5G e 4G possibilitarão uma navegação fluida em redes sociais, aplicativos de comunicação e sites, tudo controlado de forma intuitiva por gestos faciais adaptados às habilidades motoras de cada usuário.
Compromisso com a inclusão e inovação
“Muito mais que uma sinergia de negócios, a parceria junto à Colibri materializa nossos compromissos sociais da agenda ESG, especificamente quanto à inclusão de pessoas com deficiência”, destaca Paulo Humberto Gouveia, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil.
Para a Colibri, a parceria com a TIM é mais um passo na escalabilidade de uma solução que já provou seu impacto. “O Conversia foi desenvolvido para possibilitar que pessoas com limitações motoras e de fala, possam se expressar e interagir com o mundo de maneira autônoma. Com a parceria da TIM, não só entregamos tecnologia assistiva de ponta, mas garantimos que cada usuário tenha conexão de qualidade e constante, fundamental para o que o dispositivo proporcione a melhor experiência de acessibilidade”, afirma Adriano Rabelo Assis, fundador da Colibri.
Impacto social no Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, uma instituição referência no cuidado de pessoas de todas as idades e com múltiplas deficiências, será o principal beneficiado pela iniciativa, que levará o Conversia para 20 de seus assistidos. “Estamos empolgados com o impacto que a tecnologia pode trazer. Muitos dos nossos atendidos nunca tiveram a chance de se comunicar de forma tão ampla e autônoma. Agora, com o Conversia e a parceria da TIM, novas possibilidades estão se abrindo para essas pessoas”, comenta Diogo Azevedo, diretor-executivo do Complexo de Saúde.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre a Colibri
Fundada em Belo Horizonte-MG, a Colibri Interfaces é uma startup brasileira focada em desenvolver soluções de acessibilidade de alta tecnologia. Com produtos como o Mouse de Cabeça Colibri e o Comunicador Conversia, a empresa promove a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência motora e de fala.
Sobre o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares por ano. Oferece mais de 200 leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, em Lares; e 58 leitos de transição de cuidados, em duas Unidades Hospitalares. Acolhe pessoas com múltiplas deficiências e atende adultos em processo de reabilitação de sequelas e crianças no espectro autista. Além da Assistência Social e da Saúde, outro pilar fundamental é a educação especializada, por meio da Escola Pequeno Cotolengo, considerada uma das maiores em educação especial do Paraná. Todo atendimento do Complexo é 100% gratuito.