Rede de franquias de farmácia aposta no potencial do estado com a abertura de 10 novas unidades e quer fortalecer presença em cidades sulistas em crescimento
O estado do Paraná tem despontado no cenário nacional. Segundo informações do painel mensal da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), publicado no início de abril, o número de empresas aumentou 32,55% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a março deste ano, o saldo acumulado foi de 46.032 empresas, enquanto, em 2024, houve 34.728 novos negócios. A maior parte das empresas abertas é composta por microempreendedores individuais, representando 73% do total — ou 77.611 empresas. Logo em seguida estão as companhias do tipo Limitada, que representam 25% das aberturas. O Paraná somou 1.818.625 empresas ativas em março.
Há mais dados promissores que sustentam o bom momento: de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado registrou faturamento de mais de R$ 19 bilhões em 2024, o que representa crescimento de 17,4% em relação ao ano anterior. O número de redes franqueadoras aumentou 5,06%, totalizando 270 marcas, e mais de 120 mil empregos foram gerados no setor.
Segundo Américo José, sócio-diretor da Cherto Consultoria, o sistema de franquias tem se destacado pelo desempenho consistente, apesar do cenário econômico de incertezas. Em 2024, houve crescimento de 13,5%, com movimentação de R$ 273 bilhões, superando as expectativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que projetava alta de 10% para o período. Para Américo, os investidores estão em busca de modelos de negócios estruturados e com riscos calculados. “O franchising segue uma normativa diferenciada, com um formato mais sofisticado do ponto de vista estratégico, o que o blinda em momentos de crise e favorece uma recuperação mais rápida”, afirma.
Entre os segmentos que mais contribuíram para o crescimento do setor de franquias no Paraná, destacam-se Saúde, Beleza e Bem-Estar, que representam 19% do faturamento nas cidades que mais avançaram, segundo a ABF. A tendência de autocuidado, aliada a uma população cada vez mais preocupada com qualidade de vida, tem impulsionado negócios ligados à área da saúde.
Mesmo com crescimento mais moderado em unidades vendidas no Sul do país (2,9%, segundo Abrafarma/IQVIA), a região segue como a terceira maior em número de farmácias e drogarias no Brasil, com 14,9 mil estabelecimentos.
O cenário favorece diretamente a atuação da Farmais, primeira rede a adotar o modelo de franquias no segmento farmacêutico no Brasil. A marca acaba de anunciar a expansão no estado com 10 novas unidades e quer ampliar sua presença em cidades sulistas em crescimento. Com investimento estimado de R$ 700 mil por unidade e a geração de cerca de 90 empregos diretos, a expansão está sob o comando de Ricardo Oliveira, gerente de expansão da marca. “A Farmais tem uma identidade muito forte, com foco em relacionamento e presença regional. Além das 30 lojas que temos no Paraná, nossa estratégia para este ano contempla cidades de médio porte com alto potencial de consumo, combinando capilaridade regional e a solidez de uma rede nacional”, afirma Ricardo.
As últimas inaugurações da rede aconteceram em novembro de 2024, na cidade de Ivaí. Segundo Gediel Bezerra, franqueado dessas unidades, escolher uma rede forte, com diretores que também são franqueados, deu ainda mais segurança. “Sabemos que seremos ouvidos e que há uma gestão alinhada com a realidade de quem está na ponta. Também recebemos assessoria para toda a parte burocrática, treinamento, compras, vendas e todo o cuidado para a saúde financeira da farmácia”, destaca.
Bezzera acrescenta que o associativismo no Paraná oferece muitos benefícios para os empreendedores, “porém, apenas a Farmais oferece gestão para maior competitividade em comparação com as outras redes e, adicionalmente, oferece uma consultoria personalizada para o seu modelo de negócio”.
Sobre Farmais
Fundada em 1994, a Farmais foi a primeira rede a adotar o modelo de franquias no segmento farmacêutico no Brasil, transformando farmácias independentes em unidades integradas a uma rede consolidada. Em 2024 a marca completou 30 anos de história. Conta atualmente com cerca de 250 unidades distribuídas em 11 estados, atendendo diferentes perfis de consumidores em cidades de pequeno, médio e grande porte.
Foto: Divulgação