K-Beauty: você sabe o que são exossomos e como eles agem na pele?

Simone Bello
WhatsApp Image 2024-04-11 at 17.16.08

Julia Peres, médica especialista em estética regenerativa, explica como funciona a nova tecnologia dermatológica que está bombando na Coreia do Sul

A Coreia do Sul continua a liderar e influenciar as novas tendências nos cuidados com a pele. Afinal, o país que criou a rotina coreana de beleza com 10 passos não poderia deixar de descobrir mais uma novidade na área

A tendência do momento é o uso de exossomos que são pequenas vesículas extracelulares, que têm transformado como encaramos os tratamentos de rejuvenescimento da pele. Essa revolução está não só impulsionando a popularidade da K-Beauty, mas também estabelecendo novos padrões globais para a indústria de cosméticos e cuidados com a pele.

Os exossomos, inicialmente estudados por sua importância na comunicação intercelular, têm mostrado um enorme potencial na regeneração da pele e no combate aos sinais de envelhecimento. Empresas de pesquisa dermatológica na Coreia do Sul estão na vanguarda dessa inovação, desenvolvendo tecnologias que aproveitam as propriedades regenerativas e antioxidantes dos exossomos para criar produtos e procedimentos revolucionários.

“Esta é a substância da vez, tanto em relação às suas funções e resultados, quanto a valores de investimento na medicina regenerativa. Atualmente fabricados em diversos países, a Coreia do Sul é a principal desenvolvedora desta tecnologia em variados segmentos dermatológicos, exportando para o mundo inteiro. A substância chegou ao Brasil somente no final do ano passado e o país sul-coreano tem sido nosso principal fornecedor”, aponta Julia Peres, principal referência em estética regenerativa do Brasil.

Uma das principais vantagens dos exossomos é sua capacidade de transportar moléculas bioativas diretamente para as células da pele, maximizando a eficácia dos tratamentos. Isso tem levado a avanços significativos em procedimentos como terapia de rejuvenescimento facial e regeneração dérmica. Além disso, os exossomos também têm sido incorporados em uma ampla gama de produtos de cuidados com a pele, desde soros e máscaras faciais até cremes anti-envelhecimento, oferecendo resultados visíveis e duradouros.

Julia explica que “os exossomos são substâncias com partículas menores do que vírus, funcionam como carreadores e comunicadores intercelulares, eles melhoram a função entre as células, a comunicação entre elas e o carregamento de substâncias entre uma e outra, ou do meio extracelular para dentro”.

A crescente popularidade dessas tecnologias está impulsionando ainda mais o fenômeno da K-Beauty, uma tendência global que se concentra na busca pela pele radiante e saudável. Com sua ênfase na inovação, eficácia e qualidade dos produtos, a K-Beauty tem encontrado nos tratamentos com exossomos uma ferramenta poderosa para alcançar esses objetivos.

Com o grande boom da Hallyu (Onda Coreana) mundo afora, a K-Beauty se configura como um dos principais meios de conscientização e popularização da cultura sul-coreana. Através da K-Beauty, o país do leste asiático tem sido capaz de posicionar-se como líder global em inovação e qualidade na indústria da beleza, principalmente nos segmentos de dermatologia e estética.

“Graças à popularidade da K-Beauty, tanto mulheres como homens hoje em dia estão mais conscientes e adeptos dos cuidados com a pele e rotinas de skincare, que colaboram na desaceleração do envelhecimento da pele. Com a abundância de novas opções tecnológicas e eficazes, o número de procedimentos não invasivos têm aumentado todos os anos e isso se deve ao pioneirismo da indústria cosmética sul-coreana, atualmente a maior referência do mercado na busca pelos melhores resultados sem apelar para as mesas de cirurgia”, finaliza a especialista.

Foto: Freepek