Young attractive woman attentively applying sunscreen on her sho
Young woman applying sunscreen on her shoulder while sitting on the beach

Dermatologista da Unimed Curitiba dá orientações para encarar época mais quente do ano sem danificar a pele

Proteção solar correta, hidratação e uso de roupas e acessórios apropriados são algumas das medidas essenciais para preservar a saúde da pele e evitar danos a longo prazo. A chegada do verão exige ainda mais atenção, conforme reforça a dermatologista e médica cooperada da Unimed Curitiba, Rossana Spoladore.

“Os raios ultravioletas são responsáveis pelas queimaduras e também pelos efeitos relacionados ao envelhecimento. Juntos, eles podem contribuir para o aparecimento do câncer de pele, que é o mais comum no Brasil”, diz.

A médica alerta que os cuidados devem ser contínuos, mas com atenção redobrada durante o verão. “Entre 11h e 15h procurar ficar na sombra. Veja bem, não é na sombra debaixo de um guarda-sol na beira da praia ou da piscina, é realmente num lugar de sombra. Porque não sabemos se o tecido do guarda-sol protege com relação à radiação”, diz.

Roupas com proteção UV, bonés e chapéus que cubram todo o rosto também são indicados. “Além das roupas que já vêm com proteção ultravioleta, quando falamos do dia a dia é preciso lembrar que o ideal são os tecidos com as tramas mais fechadas. Cuidado também com os óculos escuros, que precisam ter proteção ultravioleta para não ferirem os olhos”, alerta.

Protetores

Outro cuidado é a com a escolha do protetor solar. “Você tem que usar um que tenha um fator de proteção adequado e que você goste, se não você vai esquecer de usar”, atenta a médica ao lembrar que o fator de proteção mínimo é o 30, recomendado para o dia a dia. Para quem foi ou é paciente oncológico, ou para quem teve algum problema dermatológico, o recomendado é que o fator de proteção seja maior.

Já para quem usa maquiagem, uma opção são as bases que já vêm com proteção UV. “Elas vão formar como se fosse uma barreira física, que vai ajudar a proteger mais das manchas. Mas tem que lembrar de reaplicar. Não tem essa história de que aplicou de manhã então está protegida para o dia inteiro. Tem que ser reaplicado a cada duas a três horas. Mesmo aqueles que dizer ser resistentes à água, porque em algum momento vão sair”, defende. A mesma orientação vale para dias nublados ou com chuva.

A médica observa ainda que o uso de protetor solar para bebês menores de seis meses não é recomendado. E que manter a hidratação constante e uma alimentação saudável e leve também ajuda a se sentir melhor nos dias mais quentes.   

Sobre a Unimed Curitiba

Unimed Curitiba atualmente é considerada a maior operadora de planos de saúde do Paraná, além de estar entre as maiores do Sistema Unimed. Atualmente conta com mais de 5 mil médicos cooperados de diferentes especialidades, que atendem mais de 640 mil clientes em Curitiba e municípios da região metropolitana. Possui a maior rede credenciada do estado com 377 prestadores, sendo mais de 240 clínicas e 50 hospitais – sendo um deles próprio, Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Além disso, também conta com 80 unidades laboratoriais, sendo 21 próprias, da Unimed Laboratório.

Saiba mais em www.unimedcuritiba.com.br ou acesse as redes da cooperativa no Facebook, Instagram e LinkedIn.