corredor-1030x690

O auxílio de um médico aliado ao tratamento com um fisioterapeuta e um educador físico ajudam na recuperação

Ao falar de lesões, é comum nos lembrarmos de jogadores de futebol: quanto menos jogam, mais lesões ocorrem. De acordo com o professor da Companhia Athletica Curitiba, Roger Woellner, falar de lesões é falar de algo amplo, ou seja, cada lesão tem sua particularidade e seu tratamento específico. “Começar uma atividade física sem antes ter a liberação do médico é errado, pois pode ser que seja necessário o encaminhamento a um fisioterapeuta antes da volta aos treinos”, comenta. “O fisioterapeuta será o responsável por deixar o atleta em condições de voltar aos treinamentos, que poderá ser um grande aliado na recuperação, principalmente por gerar um fortalecimento da área lesionada”, explica Woellner.

O professor afirma que cada lesão traz uma limitação ao atleta e deve-se respeitá-la. “Algumas lesões irão impedir que certos movimentos sejam realizados. Já em outros casos, ele simplesmente terá que diminuir a intensidade dos exercícios até a sua total recuperação. Dentro da musculação, o mais indicado nesses momentos, geralmente, são exercícios de baixa intensidade, pois isso permitirá que o atleta se recupere sem que tenha grandes perdas na musculatura da região lesionada”, ensina.

Woellner salienta que o médico e o fisioterapeuta devem acompanhar o aluno durante a recuperação. “O médico será responsável por diagnosticar o problema e apontar a melhor solução para o caso. Já o fisioterapeuta deverá encontrar maneiras de ajudar o atleta a se recuperar o mais rápido possível. O educador físico irá montar um programa de treinamento que fortaleça a região lesionada, a fim de evitar novas lesões. O tratamento de uma lesão deve ser um trabalho conjunto. É impossível que o atleta se recupere totalmente sem a ajuda destes três profissionais da saúde”, ressalta e complementa: “Cada lesão deve ser tratada com o máximo de cuidado. Mesmo o menor incômodo pode vir a se tornar algo mais sério. Ao sinal de qualquer problema o atleta deve procurar o médico e decidir qual o melhor caminho a seguir. Lembrando que uma recuperação completa depende de vários fatores e muitos profissionais da saúde deverão estar envolvidos.”

            A Companhia Athletica Curitiba está localizada no piso G6, do ParkShoppingBarigüi. Para mais informações sobre a academia, o contato é o (41) 3241-5000. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais: Facebook e Instagram.