
O papel do professor vai alĂ©m do ensino tradicional, abrindo portas para novas oportunidades e inspirando jovens a sonharem grande. Ao conectar o currĂculo escolar com os interesses e aspirações dos alunos, esses educadores contribuem para a formaĂ§Ă£o de cidadĂ£os crĂticos e preparados para os desafios do futuro.
Neste Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, destacamos por meio de suas prĂ¡tica inovadora, uma professora que atua como ponte entre o conhecimento e sua comunidade. No contexto do Ensino MĂ©dio Integral (EMI), uma modalidade de ensino pĂºblico presente em todo o Brasil, essa professora impacta positivamente a vida de seus alunos, fortalecendo a educaĂ§Ă£o como um caminho para a transformaĂ§Ă£o social.

Matheus Souza, professor do ColĂ©gio Estadual Conselheiro CarrĂ£o, em AssaĂ (PR), tem se destacado como um agente de mudança por meio do projeto Sunrise, que transforma Ă³leo de cozinha usado em biodiesel. Liderando uma equipe de estudantes 100% feminina, Matheus promove nĂ£o apenas a sustentabilidade, mas tambĂ©m o aprendizado prĂ¡tico e o empoderamento das alunas. Essa iniciativa inovadora foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do ParanĂ¡ (UFPR) e busca impactar a mobilidade urbana de forma ecolĂ³gica.
Ao demonstrar que o Ă³leo de cozinha pode ser reaproveitado, Matheus e suas alunas realizaram uma experiĂªncia que fez um Ă´nibus escolar funcionar com o biocombustĂvel produzido na escola, destacando o potencial do projeto para a comunidade. Com uma abordagem que integra o currĂculo escolar ao desenvolvimento de soluções sustentĂ¡veis, ele estimula a autonomia e o protagonismo juvenil, permitindo que as estudantes se tornem protagonistas em suas jornadas de aprendizado e em suas comunidades. O trabalho de Matheus no Sunrise nĂ£o apenas transforma resĂduos em recursos, mas tambĂ©m prepara os jovens para os desafios do futuro, mostrando o poder da educaĂ§Ă£o prĂ¡tica na formaĂ§Ă£o de cidadĂ£os conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.
Professor na FormaĂ§Ă£o Integral
No contexto do Ensino MĂ©dio Integral (EMI), os professores nĂ£o sĂ£o apenas transmissores de conhecimento, mas sim mentores que constroem relacionamentos profundos e significativos com seus alunos. Esse modelo de ensino permite que os educadores personalizem suas abordagens, atendendo Ă s necessidades individuais e criando um ambiente propĂcio para o desenvolvimento integral. Ao construĂrem vĂnculos com os estudantes, os professores do EMI se tornam figuras centrais na construĂ§Ă£o de uma educaĂ§Ă£o inclusiva e transformadora, moldando nĂ£o apenas o presente, mas tambĂ©m o futuro de suas comunidades. Com suas prĂ¡ticas inovadoras e comprometimento, eles inspiram seus alunos a sonharem e a se tornarem agentes de mudança em suas sociedades.

Sobre o Ensino Médio Integral
O Ensino MĂ©dio Integral Ă© uma proposta pedagĂ³gica multidimensional, moderna, nacional, pĂºblica e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta Ă realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competĂªncias cognitivas e socioemocionais, propõe a formaĂ§Ă£o integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prĂ¡tica, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientaĂ§Ă£o de estudos e eletivas, que promovem a formaĂ§Ă£o completa do estudante, junto aos componentes curriculares jĂ¡ previstos na BNCC. EstĂ¡ presente em cerca de 6 mil escolas em todo o paĂs, beneficiando mais de 1 milhĂ£o de estudantes.