De acordo com a associação MPAA – Motion Picture Association of America, o Brasil é o 10º mercado não americano de cinema do mundo, ultrapassando Russia e Itália, e arrecadando cerca de 700 milhões de dólares no ano.
Mesmo com a crise econômica, a posição justifica o interesse das produtoras gringas em investir no público brasileiro.
Vários artistas internacionais estão vindo ao Brasil para promover suas produções. Octavia Spencer promoverá, nesta semana, no Rio de Janeiro, a adaptação cinematográfica de “A Cabana”. M. Night Shyamalan também esteve em terras nacionais para promover “Fragmentado”.
Confira o top 15 de mercados não americanos em 2016:
1. China: US$6,6 bilhões
2. Japão: US$ 2 bilhões
3. Índia: US$ 1,9 bilhão
4. Reino Unido: US$1,7 bilhão
5. França: US$1,6 bilhão
6. Coreia do Sul: US$1,5 bilhão
7. Alemanha: US$1,1 bilhão
8. Austrália: US$900 milhões
9. México: US$800 milhões
10. Brasil: US$700 milhões
11. Itália: US$700 milhões
12. Rússia: US$700 milhões
13. Espanha: US$700 milhões
14. Holanda: US$300 milhões
15. Indonésia: US$300 milhões