Ser jornalista não é fácil. A quantidade de fake news que são soltas nas redes sociais, dificulta cada vez mais o trabalho dos bons profissionais.
A jornalista e youtuber Thata Saeter selecionou cinco filmes que abordam o universo da profissão e que estão disponíveis na Netflix. A maioria das produções citadas foram baseadas em fatos reais e relatam momentos históricos.
Confira:
Conspiração e Poder (2015)
A produtora da CBS, Mary Papes (Cate Blanchett), suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome e acionou seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa “60 Minutes”, apresentado pelo lendário Dan Rather (Robert Redford). Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem.
Confira o trailer:
Frost/Nixon (2009)
Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977, ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto, o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites.
Trailer:
Get Me Roger Stone (2017)
Um documentário que explora a vida e a carreira de Roger Stone, um notório trapaceiro, sem escrúpulos, republicano. Stone foi conselheiro de Donald Trump por um longo tempo, ajudando-o a criar sua carreira política.
Curiosidade: Roger Stone foi o cidadão americano mais jovem a ser encalacrado na operação Watergate , maior escândalo político dos Estados Unidos que culminou na renúncia de Nixon. Stone usou a fama de “mais jovem corrupto do país” para alavancar seus ganhos e sua influência. E mais, ele tem tatuado em suas costas um retrato do ex-presidente Nixon. Excêntrico mesmo, não?
Jackie (2016)
Jacqueline Kennedy (Natalie Portman), inesperadamente viúva, lida com o trauma nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.
Indicado a três Oscars, inclusive o merecido de melhor atriz para Natalie Portman.
Curiosidade: Quatro 4 presidentes dos EUA já foram assassinados – Abraham Lincoln, James A. Garfield, Wlliam McKinley e J. F. Kennedy.
O Diabo Veste Prada (2006)
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.
Curiosidade: O personagem de Miranda foi inspirado na ex-editora da revista Vogue USA, Anna Wintour.
Confira os comentários de Thata Saeter :