Na última noite, aconteceu a 89ª cerimônia do Academy Awards. A premiação mais aguardada do cinema foi apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel. Como esperado, além de várias críticas ao atual Presidente norte-americano, o Oscar 2017 foi marcado pela diversidade e uma pequena confusão no estilo Miss Universo.
Para quem estava viajando e não pôde conferir, o Stereo Pop fez um resumão com os premiados. Confira:
Melhor Ator Coadjuvante – Mahershala Ali – O ator estava concorrendo pelo seu papel em “Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Ali é o primeiro muçulmano a receber a estatueta. A direção do longa é de Barry Jenkins.
Melhor Maquiagem e Penteado – Esquadrão Suicida. Uma das decepções do universo de DC conseguiu levar uma estatueta.
Melhor Figurino – Animais Fantásticos e Onde Habitam. Grandes nomes estavam concorrendo nesta categoria, como La La Land. Primeira vez que um filme do universo Harry Potter leva um Oscar.
Melhor Documentário em Longa-Metragem – O.J Made in America – O documentário conta a perturbada história do jogador O.J Simpson e sua acusação de assassinar Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman. Os queridinhos da categoria eram “Eu não sou negro” e “A 13ª Emenda”.
Melhor Edição de Som – A Chegada – O filme, considerado um dos melhores do ano, se deu muito bem. Apesar da não indicação de Amy Adams, na categoria “Melhor Atriz”, uma estatueta foi garantida para o longa.
Melhor Mixagem – Até o Último Homem – O longa, dirigido por Mel Gibson, se deu bem.
Melhor Atriz Coadjuvante – Viola Davis – A atriz roubou a cena pelo seu papel em “Um Limite Entre Nós”. Viola foi a primeira atriz negra a receber três indicações ao Oscar na categoria.
Melhor Filme Estrangeiro – O Apartamento – O filme iraniano levou a melhor na categoria. O enredo gira em torno do casal Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) que precisam morar em um apartamento emprestado devido ao risco de desabamento no prédio em que moram.
Melhor Animação Curta-Metragem – Piper – A animação estreou nos EUA junto com “Procurando Dory”. Confira na íntegra aqui.
Melhor Animação – Zootopia – Uma das mais recentes produções da Disney levou a melhor na categoria. A animação arrecadou mais de U$1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.
Melhor Direção de Arte – La La Land – O filme mais indicado da noite garantiu mais uma estatueta na categoria.
Melhor Efeitos Visuais – The Jungle Book – Mogli: O Menino Lobo mostra a famosa história do menino criado por lobos. Mais uma estatueta para uma produção da Disney.
Melhor Montagem – Até o Último Homem – Segunda estatueta do longa de Mel Gibson
Melhor Documentário em Curta-Metragem – Os Capacetes Brancos – O curta fala sobre um grupo de voluntários, conhecido como capacetes brancos, que protege sírios da Guerra Civil Síria.
Melhor Curta-Metragem – Sing ( Mindenki) – O filme conta a história de uma menina que se muda para uma nova escola primária e se torna membro do coro premiado da instituição. O curta é ambientado em 1991.
Melhor Fotografia – La La LandMelhor Trilha Sonora Original – La La LandMelhor Canção Original – City Of Stars – La La Land – A canção é composta por Justin Hurwitz, com letra de Benj Pasek e Justin Paul. A faixa foi tocada mais de 21 milhões de vezes no Spotify, no mundo todo.
Melhor Roteiro Original – Manchester À Beira-Mar – A produção, que estava com seis indicações, levou um Oscar na categoria de roteiro original. O longa conta a história de Lee Chandler, que é forçado a retornar para sua cidade nata para tomar conta de seu sobrinho adolescente após o falecimento do pai do rapaz, seu irmão.
Melhor Roteiro Adaptado – Moonlight – Segundo oscar para a produçao de Barry Jenkins. Para quem não sabe, o longa foi primeiramente escrito como uma peça de teatro, chamada “In Moonlight Black Boys Look Blue”, de Tarell Alvin McCraney.
Melhor Diretor – Damien Chazelle – La La Land leva o seu quinto Oscar pela direção de Chazelle, o diretor mais jovem a levar a estatueta.
Melhor Ator – Casey Affleck – O ator leva a estatueta pelo seu papel em Manchester à Beira-Mar.
Melhor Atriz – Emma Stone – A atriz leva o seu primeiro Oscar depois de sua indicação ao Oscar, em 2014, pelo seu papel em Birdman. La La Land fecha a noite com seis estatuetas.
Melhor Filme – Moonlight: Sob a Luz do Luar – O longa, dirigido por Berry Jenkins, levou a estatueta de Melhor Filme depois da confusão no maior estilo Miss Universo. O apresentador Warren Betty acabou se confundindo e disse que La La Land havia sido o ganhador na categoria. Eita.
E aí? O que achou dos premiados?
Confira a trilha sonora de La La Land!