
Neste domingo (17) o 53º Festival de Cinema de Gramado promoveu a segunda sessão da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros, com o filme “Papagaios”, de Douglas Soares, primeiro longa-metragem de ficção do diretor e que está sendo distribuído pela Olhar Filmes, de Curitiba. A produção aborda o peculiar universo dos “papagaios de pirata”, que são pessoas que ficam atrás dos repórteres para ganhar algum tipo de fama na região onde moram.
Antes da primeira exibição do filme, passaram pelo famoso tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado, arrancando aplausos do público presente, os atores Gero Camilo (Tunico), Ruan Aguiar (Beto), Leo Jaime, Angela Paz (Livia Paz), Ernesto Piccolo (Clau), Babi Xavier, Claudete Troiano, Marcello Escorel (Russo), Roney Villela (Borges), Jorge Maya (Matias), Flavio Birman (Batista), Cristiano Lopes (Clóvis), além da equipe de produção, acompanhados do diretor Douglas Soares.
“Papagaios” traz uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense marcado por mistérios e uma pitada de comédia, indagando sobre o que o ser humano está disposto a fazer para aparecer na televisão. O ator Gero Camilo dá vida a Tunico, o mais famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro, um grande representante da classe e que sempre está perseguindo repórteres para aparecer na TV, seja em tragédias, velórios de famosos ou nos noticiários. Depois de uma matéria sobre um grave acidente em uma parque de diversões da cidade, ele conhece Beto, interpretado por Ruan Aguiar, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Esse encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.
Após a sessão no Palácio dos Festivais em Gramado, o filme recebeu calorosos e empolgados aplausos do público presente de aproximadamente 800 pessoas, que destacaram as brilhantes atuações do elenco e o cuidado da produção e fotografia da obra.
Concorrendo com outros cinco títulos da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros ao famoso Kikito, símbolo e prêmio máximo concedido pelo Festival de Gramado, reconhecido como um dos importantes prêmios do cinema brasileiro, a seleção do filme é resultado de um processo de curadoria assinado pelo diretor e ator Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico, Marcos Santuario.
Longa-metragem “Papagaios” está sendo distribuído pela Olhar Filmes, empresa curitibana
Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a curitibana Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade, levando as produções a outros olhares, com o objetivo de sensibilizar e provocar reflexão, promovendo filmes que dialogam com a contemporaneidade, a multiplicidade de realidades e narrativas.
Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios. Contribuindo para o crescimento do cinema brasileiro, a Olhar Filmes já distribuiu filmes no Brasil e outras partes do mundo, e, recentemente, lançou sua própria plataforma de exibição, a OlharPlay, com catálogo vasto com muitos dos seus pais, além da disponibilidade nas plataformas populares de streaming, Globoplay, Telecine, Netflix, Mubi, Prime Video e Apple TV.
Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff; “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba e Jandir Santin; “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira; “Alice Júnior” de Gil Baroni;“Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves; “Vento Seco” de Daniel Nolasco; “A Mesma Parte de Um Homem” de Ana Johann; “UÝRA, A Retomada da Floresta” de Juliana Curi; “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu; e “Praia Formosa” de Julia De Simone.