Livro sobre a fundação da banda Legião Urbana será lançado em outubro

Documentos inéditos de Renato Russo, que foram guardados há mais de 30 anos pelo primeiro guitarrista, estão no livro que só será publicado após briga na Justiça

Felipe Almeida

Cred imagens – Divulgação

No dia 11 de outubro, o livro “Música Urbana: O início de uma Legião”, que conta a história do músico Eduardo Paraná, conhecido como Kadu Lambach, será lançado.

A obra, que tem autoria do jornalista André Molina, traz a trajetória de Lambach, que foi o guitarrista de quando foi criada a Legião Urbana. O músico também era chamado de Paraná, apelido que Renato Russo lhe deu.

O lançamento será transmitido diretamente do palco do Hard Rock Café, em Curitiba, às 19h30, via Youtube, Facebook e Instagram (@kadulambachoficial), e contará com a presença da irmã de Renato Russo, Carmem Manfredini, também responsável pelo prefácio da obra.

O livro chegou a ser lançado de maneira pirata, em poucos exemplares, por outra editora e sem a autorização do autor. Após longa briga na justiça, a obra completa finalmente será lançada na data que marca os 25 anos que o Brasil perdeu Renato Russo, líder da Legião Urbana.


O músico Kadu Lambch e o jornalista e autor do livro “Mùsica Urbana: O Início de Uma Legião”, André Molina – Cred Divulgação

Além de contar, sob a ótica do jovem adolescente, que se mudou para Brasília e fez parte de um dos momentos mais históricos da música brasileira, o livro traz documentos com textos inéditos de Russo, que foram guardados há mais de 30 anos por Lambach, co-fundador da banda ao lado de Renato, Marcelo Bonfá como baterista, e Paulo Paulista nos teclados.

Foram mais de 13 meses de entrevistas e produção para o livro legionário ficar pronto. Os relatos descritos de forma detalhada, retratam a fundação da mitológica banda e o período anterior a gravação do primeiro álbum do Legião Urbana. Entre os materiais inéditos divulgados no livro, estão o primeiro texto de divulgação da banda, escrito por Renato Russo, no início da década de 80, e rascunhos do que seria a primeira música da Legião Urbana, que não chegou a ser concluída.

Para os fãs e amantes da banda, e para quem se interessar por conhecer o outro lado da história da fundação do Legião Urbana, o livro estará à venda, a partir do dia 11 de outubro, segunda-feira, com vendas on-line, no site www.eduardoparana.com.br

Estão previstos shows pelo Brasil para os próximos meses para divulgar o livro.

Quem é Kadu Lambach?

Além do período inicial da Legião, o guitarrista Kadu Lambach seguiu sua carreira, trabalhando com renomados nomes do jazz, como o baixista norte-americano Stanley Clarke, e da MPB, como Tunai, Baby do Brasil, Belchior, Olívia Hime e outros.

Depois de dividir palco com importantes nomes da música, Lambach decidiu retornar a trabalhar com a obra da Legião Urbana, buscando letras inéditas de Renato Russo perdidas no tempo. Atualmente, ele se dedica na perpetuação da obra da banda que ajudou a fundar.