Stereo Pop CAIXA Cultural Curitiba

Últimas apresentações do premiado espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” na CAIXA Cultural Curitiba 

Montagem ganhadora do Prêmio Shell de 2024, na categoria Destaque Nacional, é inédito no Sul do Brasil e combina dança, teatro e manifestações latino-americanas

Felipe Almeida / Stereo Pop
As-Cores-da-America-Latina.-Foto-Bento-Clicks-2-1536×768

Cred Bento Clicks

Até o dia 25 de maio, o espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” fica em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba. 

Combinando dança, teatro e incorporando três manifestações latino-americanas – a Fiesta de la Tirana, do Chile, a Huaconada, do Peru, e Cavalo-Marinho, do Brasil, a montagem tem sessões de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. 

Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla e, também, na bilheteria física da CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro), com valores a partir de R$ 15.

Ganhador do Prêmio Shell de Teatro em 2024 na categoria destaque nacional, o espetáculo da Panorando Cia. e Produtora aposta na visualidade e faz o uso de cores vibrantes, utilizando seis máscaras de Fofão, personagem do Carnaval Maranhense, que completam a estética das personas no palco, apresentando a história do último Fofão como uma homenagem a algumas tradições latinas. A Fiesta de La Tirana, do Chile, é considerada a celebração religiosa mais importante do país, sendo marcada por tambores, trompetes e acordeões acompanhados por pessoas fantasiadas com saias pomposas e demônios com pedaços coloridos saltando.

Já a Huaconada, do Peru, é uma dança ritualística típica realizada pelos huacones, homens mascarados que executam movimentos coreografados em uma celebração da vida, da natureza e da comunidade.

O Cavalo-Marinho, do Brasil, é uma brincadeira popular característica do norte de Pernambuco e do sul da Paraíba, tendo sido reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil. O teatro envolve performances dramáticas, poéticas, musicais e coreográficas, representando o cotidiano, o real e o imaginário desse grupo social brasileiro.

Em “As Cores da América Latina”, a influência das três festividades forma um documento/manifesto da história e estética latino-americanas para falar sobre temas como amor, morte e nascimento.

Sobre a Panorando Cia. e Produtora – Criada em 2016, a Panorando atua nos campos da produção de eventos e da montagem de espetáculos. Interessada nas intersecções entre as artes cênicas e manifestações culturais latino-americanas, o coletivo já criou cinco espetáculos, dentre os quais se destacam “Sodade” (2019) e “As Cores da América Latina” (2023), obras que já foram apresentadas mais de 90 vezes no Amazonas, Rondônia, Pará, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.