40 anos de bonecos (e) humanos

Grupo Filhos da Lua apresenta mostra de espetáculos e exposição de bonecos que traça uma linha no tempo das atividades de uma das companhias mais atuantes do Paraná

Helena Carnieri

São 40 anos de histórias com mais de 30 espetáculos montados. Essa é a trajetória da Cia Filhos da Lua, que será apresentada durante os meses de agosto e setembro em diversos espaços culturais de Curitiba. A primeira etapa dessa viagem no tempo acontece de 17 a 25 de agosto, aos sábados e domingos, no Guairinha, onde a companhia apresenta algumas de suas montagens mais recentes para o público infantil: “A Menina e o Lampião” e “O Cavalo Branco de Muriah”.

Além dos espetáculos, o público poderá conhecer a história da Cia Filhos da Lua por meio de uma exposição de bonecos e materiais cênicos datados desde as primeiras produções, iniciadas em 1979. Toda a programação é gratuita e acessível a toda família.

Desde a sua fundação, a Cia Filhos da Lua vem trilhando um caminho original na produção cênica contemporânea com montagens que refletem a pesquisa da integração do Teatro de Bonecos com o teatro de figura humana e com diversas formas de expressões artísticas como: música, dança, artes visuais e literatura. “O Filhos da Lua passou por diversas fases ao longo desses 40 anos de estrada, sempre escrevendo e encenando uma dramaturgia que conversa de perto com todas as idades e bebe na fonte da poesia e da cultura popular brasileira em suas produções”, afirma o diretor e dramaturgo Renato Perré.

Perré é figura chave na companhia, que também é composta pelo filho dele, o ator e músico Candiê Marques e parceiros de projetos, como Mauro Zanata, Adriano Esturilho, Doriane Conceição, Rafael Barreiros, Judy Fiorezi, Carolina Maia, Cia dos Palhaços entre outros. O fruto desse trabalho são alguns prêmios de peso como Gralha Azul, edital Oraci Gemba e prêmio Funarte de dramaturgia. 

Os 40 anos da Cia Filhos da Lua também serão comemorados de 29 de agosto a 01 de setembro no Teatro Zé Maria Santos, numa programação para jovens e adultos composta pelos espetáculos “Teatro, Que História É Essa?” e “Tempo – Tragicomédia Inacabada”.

Para finalizar, de 14 a 22 de setembro a programação acontece no Espaço Fantástico das Artes, novamente com mostra de espetáculos para o público infantil, composta pelos espetáculos: “Aniversário de Palhaço o que é?”, “Terezinha – História de Amor e Perigo” e “Gato e Dona Chica”.

SERVIÇO

40 anos Cia Filhos da Lua – Mostra de Espetáculos e Exposição

Guairinha – para crianças

“A Menina e o Lampião”

17 e 18 de agosto às 16h

“O Cavalo Branco de Muriah”

24 e 25 de agosto às 16h

Teatro Zé Maria Santos – para adultos

“Teatro, Que História É Essa?”

31 de agosto e 1º de setembro às 20h

“Tempo, Tragicomédia Inacabada”

7 e 8 de setembro às 20h

Espaço Fantástico das Artes – para crianças

“Aniversário de Palhaço o que é?”
14 e 15 de setembro às 16h

“Terezinha – História de Amor e Perigo”

21 de setembro às 16h

“O Gato e Dona Chica”
22 de setembro às 16h