Acordar dia 26 é uma das sensações de que sempre gostei. A vida volta ao normal, mas ainda tem as sobras.
O fim e o começo de ano são uma passagem necessária. Tem gente que faz retrospectivas e prospectos. Já eu penso: que venha o próximo. Acho que não estou pronta para o Natal 2019.
É que tem Natais mais de ressurreição que de nascimento, e esse foi um deles. Graças a Deus.
Como outras pessoas, fico constrangida com os votos de fim e começo de ano. Sei que é uma passagem necessária e o clima de confraternização pede isso tudo. Mas eu realmente preferia que se somasse todas as palavras e votos e dividisse por 365. Um pouco mais de amor, generosidade, paz na terra aos homens de bem, solidariedade, temperança, domínio próprio. Só um pouco. Todo dia.
**
Crianças em férias, perigo constante! Tela nas janelas? Filtro solar? Presente!
A mais velha quer surpresas. Quando pede uma, já sei: está entediada.
Me surpreendi com algumas estratégias da Disciplina Positiva, que dá trabalho mas compensa. Trabalho que a “disciplina negativa” daria em dobro, porque gritar e ameaçar não funcionam…no fim a gente acaba cedendo e fica até sem moral.
Mas voltando, algumas estratégias funcionam mesmo. Por exemplo, dar opções em vez de proibir. Não quero que vejam “Patrulha Canina” porque o prefeito Humdinger é malvadinho. Depois ficam imitando. “Essa gente de-sa-gra-dá-vel!” Dei como opção: “Dra Brinquedos”, “Daniel Tigre” e “Backyardigans”. Funcionou por alguns dias.
Outra: perguntar “de quantos você precisa” em vez de “mas só pode 1!!!!” Querem bolacha, pergunto: “De quantas você precisa?” Me surpreendo com a resposta moderada. “Duas.” Ok, talvez com 10 anos respondam “pacote inteiro, rá!”
Não sou especialista em pedagogia, longe de mim, e nem sei se essas dicas acima são mesmo ligadas à Disciplina Positiva. Bem que eu queria ser controlada como a Isa Minatel ensina. Mas é cada grito que a gente dá!
**
O Natal chega todo ano, esteja você pronta ou não. No caso, já passou e esta crônica ainda não tinha saído.
Você pode preparar a casa, fazer a unha do pé e emagrecer. Talvez o Natal chegue antes de você terminar tudo. Não revelou fotos, não aprendeu inglês.
“Neste Natal, prometo não comer demais, não invejar presentes, não querer morrer.”
Mas é isso, feliz 2019 para todos e que façamos tudo no tempo certo 🙂