WhatsApp Image 2025-09-25 at 16.16.21


A sétima arte ganhou um novo palco no Paraná. Desde setembro, a concessionária Via Araucária, em parceria com o Ministério da Cultura, tem levado às cidades paranaenses o Cinevia, um projeto de cinema itinerante que transforma uma carreta em sala de exibição equipada com tela, som digital e assentos confortáveis. A proposta é simples e potente: democratizar o acesso ao cinema e criar momentos de lazer gratuitos em regiões que muitas vezes carecem de equipamentos culturais.
A estreia em Curitiba aconteceu no bairro Cidade Industrial (CIC), o mais populoso da capital, antes de passar por municípios como Colombo e Almirante Tamandaré. Ao olhar ao redor, crianças carentes e famílias se reúnem para assistir a produções como “Divertidamente 2”, “Encanto” e “Meu Malvado Favorito 4”. A carreta foi especialmente adaptada para receber até 85 pessoas por sessão, em um espaço climatizado, confortável e com acessibilidade. Além disso, cada sessão inclui distribuição gratuita de pipoca e refrigerante, reforçando o clima de cinema de verdade.
Segundo dados da Secretaria de Cultura do Paraná, aproximadamente 60% dos municípios do Estado enfrentam dificuldades para oferecer programação cultural regular ou estruturas adequadas para apresentações artísticas e audiovisuais. A falta de cinemas é um problema recorrente em diversos municípios brasileiros.

WhatsApp Image 2025-09-25 at 16.16.21 (1)


Para o diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillán, o projeto oferece programação cultural com inclusão de toda a comunidade. “A Via Araucária tem uma responsabilidade além de melhorar as rodovias, tem uma responsabilidade social para a democratização do acesso à cultura e o programa Cinevia vai em linha a este objetivo, permitindo que pessoas de todas as idades e classes sociais possam assistir a alguns dos filmes que marcaram a história do cinema nacional e mundial. Temos muito orgulho desse projeto”, disse Santillán.
Cultura em movimento
O projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet e terá 41 dias de atividades, somando 205 sessões, cinco por dia. As exibições contemplam toda a comunidade de maneira geral. Os ingressos são distribuídos no local, diariamente a partir das 7h da manhã, por ordem de chegada. Os horários das sessões são: 8h, 10h, 14h, 16h e 19h.
O Cinevia não se limita à capital. O projeto vai percorrer 18 cidades do Paraná até novembro, passando ainda Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares.
“Iniciativas como o Cinevia desempenham um papel essencial para mitigar esses desafios ao levar programação cultural gratuita diretamente para a população dessas regiões. Promovem a inclusão cultural, ampliam o acesso à arte e fomentam o desenvolvimento social”, afirmou Renata Porto, founder da Porto Cultural, uma das produtoras do projeto.

Para conhecer a programação completa do Cinevia, acompanhe o Instagram da Porto Cultural (@portoculturaloficial) e da Via Araucária (@araucariavia). Você também pode conferir os filmes em exibição no site do projeto

Os horários das sessões variam de acordo com a cidade.