A Vida é Palco

Ecos do Passado une cinema, formação e inclusão em Curitiba

Curta-metragem dirigido por Ales de Lara terá pré-estreia gratuita na Cinemateca de Curitiba e oficinas online com acesso nacional e recursos de acessibilidade

Divulgação
WhatsApp Image 2025-09-10 at 17.27.59

Créditos: Alan Raffo

O cinema curitibano terá um momento especial em setembro com a programação do projeto “Ecos do Passado”, que inclui oficinas online e a pré-estreia oficial do curta-metragem na Cinemateca de Curitiba.
A produção, assinada pela diretora Ales de Lara, combina terror psicológico, crítica social e protagonismo feminino para abordar memórias, relações e maternidade — além das feridas mal cicatrizadas que insistem em nos assombrar.

A pré-estreia acontece em 16 de setembro, às 19h, com entrada gratuita e ingressos pelo Sympla.
“Queremos que o público viva a experiência de um terror surrealista, com pitadas de tenebrismo e que provoque reflexão. Ecos do Passado fala de vínculos, responsabilidades e das sombras que habitam as memórias”, afirma Ales de Lara.

Oficinas para democratizar o conhecimento

Além da exibição, o projeto inclui duas oficinas online gratuitas, abertas para todo o Brasil, com interpretação em Libras e que, posteriormente, serão disponibilizadas com audiodescrição e legenda LSE.

08 de setembro (segunda), 19h30 – Bate-papo com a diretora Ales de Lara: direção no cinema independente, processo criativo e bastidores.

13 de setembro (sábado), 20h – Bate-papo com a produtora Jussara Batista: produção audiovisual, desafios de financiamento e gestão de equipe.

Para a produtora Jussara Batista, formação e acesso são pilares do projeto:

“O audiovisual ainda é um ambiente de desafios, principalmente para mulheres. Queremos compartilhar o que aprendemos com outras pessoas que sonham em criar seus próprios filmes, mostrando caminhos e ferramentas que podem ajudar quem está começando.”

Protagonismo feminino e inclusão

O curta se destaca pelo time majoritariamente feminino — da direção e roteiro às áreas técnicas — e pelo investimento em acessibilidade.
“Cinema é coletivo e é para todos. O projeto previa uma contrapartida mínima em acessibilidade, mas decidimos oferecer todas: Libras, LSE e audiodescrição. Não apenas no filme, mas também na exibição presencial e nas oficinas.
Assim, teremos Libras em todas as atividades online, que depois serão disponibilizadas também com audiodescrição e legenda descritiva”, reforça Ales.

Serviço

Pré-estreia do curta “Ecos do Passado”
📅 16/09, às 19h
📍 Cinemateca de Curitiba
🎟️ Ingressos gratuitos pelo Sympla (vagas limitadas)

Oficinas online (contrapartidas)
📅 08/09, 19h30 – Direção no cinema independente, com Ales de Lara
📅 13/09, 20h – Produção audiovisual, com Jussara Batista
🔗 Inscrições gratuitas pelo Google Forms (link na bio do Instagram do projeto)

Acessibilidade:

Filme: Libras, audiodescrição e legenda LSE

Pré-estreia: Libras e audiodescrição

Oficinas: Libras