
No dia 16 de agosto de 2025, data em que se celebra o Dia dos Filósofos, o Colégio Integral, de Curitiba, realiza o 2º Congressinho de Filosofia – Mil Origens. O evento é gratuito, aberto ao público e convida educadores, estudantes, pais e interessados no Ensino de Filosofia a um dia dedicado à reflexão com a infância.
Das 9h às 18h, a programação prevê conversas, oficinas formativas, exposições artísticas e momentos de escuta ativa das crianças, que serão as protagonistas das discussões. Combinando práticas escolares e pesquisa acadêmica, o Congressinho busca reinventar o lugar da Filosofia na educação básica, promovendo trocas significativas entre gerações e profissionais da educação. Nesta segunda edição, os temas em destaque são:
- Democracia na escola
- Práticas filosóficas na educação básica
- Ensino de Filosofia nas redes pública e privada
- Filosofia infantil e os saberes originários
Com o apoio de importantes núcleos e instituições dedicadas ao Ensino de Filosofia — como o Grupo de Estudos Lipman e Sharp (GELS – PUCPR), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (NESEF – UFPR), o grupo Filosofia Fundamental (UFPR), a Platô Editorial e a Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFIL) —, o Congressinho apresenta à comunidade o currículo filosófico do Colégio Integral, que oferece formação em Filosofia desde os 6 anos de idade, ao longo dos 13 anos da educação básica.
A primeira edição aconteceu em novembro de 2024 e pode ser conferida no site do Colégio Integral: https://colegiointegral.com.br/mil-pensares-filosofia-que-nasce-na-escola/.
As reflexões e experiências compartilhadas durante o evento serão publicadas na edição de 2026 da revista Mil Pensares: órgão do Congressinho de Filosofia, e o prazo para submissão de textos segue aberto até o dia 15 de Outubro de 2025. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/d3Y1ERNPPneSfiaB7
O 2º Congressinho de Filosofia se destaca por romper com os modelos tradicionais de congressos acadêmicos, ao integrar estudantes da educação básica com pesquisadores do ensino superior em experiências filosóficas. Outro diferencial é o compromisso com a diversidade de saberes, reunindo perspectivas de diferentes redes de ensino, territórios e tradições, incluindo os saberes dos povos originários. Em um contexto em que a Filosofia tem enfrentado perdas de espaço no Ensino Médio, o Congressinho afirma-se como um gesto de resistência e reinvenção, defendendo o papel fundamental da Filosofia como prática formativa ao longo de toda a vida.

Poster do Congressinho de Filosofia. A arte foi feita por alunos do 4º e 8º ano, especialmente a artista Gabriela Fantini.
Veja aqui algumas fotos do 1º Congressinho de Filosofia.

