Pela primeira vez, uma igreja de Curitiba foi convidada a integrar o evento “Badalar mundial de sinos de Apolda”, que reúne igrejas de todo o mundo que contam com um sino feito naquela cidade alemã. A Comunidade do Redentor, situada na esquina das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Trajano Reis, participa do 6º Concerto Mundial dos Sinos de Apolda dia 9 de julho, às 14h, em evento online.

O destaque será a exibição de vídeo com obra criada pelo Coro Feminino Collegium Cantorum, de Curitiba – uma composição inédita que utiliza o som do sino da Comunidade do Redentor, instrumento enviado ao Brasil em 1894 e um dos mais antigos do mundo da fundição de Apolda, ainda operante, marcando os inícios e finais de culto aos domingos.
O encontro será presencial na Igreja Luterana de Apolda, na Alemanha, cidade que tem tradição de séculos na produção de sinos. Também poderá ser acompanhado ao vivo de forma online e gratuita por quem desejar.
Na programação do dia 9 de julho, um telão na igreja de Apolda mostrará grupos de três continentes com composições criadas especialmente para o evento. “Fizemos um cânone com o texto “Glória a Deus e paz na terra”, conta a maestrina e dirigente do coro feminino Collegium Cantorum, Helma Haller. “Este é o momento de clamar por paz e dar glória a Deus, e é fantástico que o Brasil esteja presente nesse grito pela vida em comunhão”, explica. As participantes de Curitiba também realizam no vídeo uma coreografia criada especialmente para a obra.
O evento alemão aconteceu em 1999, 2003, 2007, 2012 e 2017, antes da edição de 2022.

SERVIÇO
6º Concerto Mundial dos Sinos de Apolda
Com a participação da Comunidade do Redentor, de Curitiba

Dia 9 de julho, às 14h ao vivo
Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=ME-soOjukX0

O acesso ao livestream será gratuito para espectadores do mundo todo.

Sobre o Collegium Cantorum – O Coro Feminino foi fundado por Helma Haller, em Curitiba, em 2000, como um grupo independente, que, ao longo de 22 anos de atividade contínua, trabalha repertório de concerto de todas as vertentes. Das participações em eventos internacionais, destacam-se: Lincoln Center (EUA, 2014); dois diplomas de prata nos European Choir Games, (DE, 2015); concertos na Filarmônica de Berlim (DE, 2017). Seu repertório está registrado em 5 CDs nas plataformas digitais sob Collegium Cantorum Brasil.