O conceito de figura-fundo, como o da imagem acima, demonstra que nosso foco pode enxergar primeiro apenas os lápis de cor para depois a criança da foto. (Imagem: Pixabay).
Os processos cognitivos fazem parte da vida humana, da sua relação com o mundo. É por meio da nossa atenção que fazemos a “leitura” dos objetos e também da realidade, das pessoas, da natureza à nossa volta.
Desse modo, o processo atencional é o fator que irá concentrar nossa percepção quanto a todo tipo de estímulo externo. É pela atenção que se estabelecerão os demais processos cognitivos em nosso cérebro, que são: a percepção, a memória, a inteligência, o desenvolvimento da linguagem. Ou seja: todos os processos cognitivos iniciam por meio no processo atencional.
A Escola Alemã da Gestalt propõe princípios sobre as formas da percepção humana. Tais princípios descrevem como os seres humanos agrupam elementos semelhantes, reconhecem padrões e simplificam imagens complexas quando percebem objetos. Ou seja, demonstram que nosso cérebro procura encontrar uma “ordem” mesmo em meio à “desordem”.
Existem pelo menos 10 princípios da Gestalt. Um deles é o de figura-fundo. O princípio da figura-fundo é muito utilizado na publicidade e também auxilia nos fundamentos do design. Pode inclusive ser aplicado nas obras de arte e mesmo em shows (especialmente na mágica). Afinal, este princípio demonstra que nossa percepção dos objetos estão na mente, não nos olhos.
O conceito de relação figura-fundo explica por que uma imagem pode ser percebida como um vaso ou como um par de rostos, por exemplo, como vimos nos exemplos em aula.
De acordo com esse princípio, tendemos a segmentar nosso mundo visual em figura e fundo. Focando nossa atenção em um detalhes ou no “todo” de uma imagem. A figura é o objeto ou pessoa que é o foco do campo visual, enquanto o fundo é o fundo, o cenário no qual está contida.
No caso da figura-fundo, nossa percepção pode variar tremendamente, dependendo do que é percebido como figura e do que é percebido como fundo. Ou seja: nossa capacidade de interpretar informações sensoriais depende de como concentramos nossa atenção em determinada figura: se em detalhes ou se no todo.