(Imagem: Divulgação)

Studium Theologicum é uma expressão em latim que se refere a um estudo acadêmico em teologia. É comumente usada para designar uma instituição de ensino superior que oferece programas de graduação ou pós-graduação em teologia, como seminários ou faculdades de teologia.

Os programas de Studium Theologicum geralmente abrangem uma ampla gama de tópicos, incluindo estudos bíblicos, história da igreja, ética, teologia sistemática, filosofia da religião e estudos pastorais. Os estudantes de teologia em um Studium Theologicum podem estar se preparando para se tornar líderes religiosos, professores de teologia ou pesquisadores acadêmicos em teologia.

O termo “Studium Theologicum” tem uma longa tradição na Igreja Católica Romana, sendo frequentemente usado para se referir às instituições de ensino que formam seus sacerdotes e líderes religiosos. No entanto, o termo também pode ser usado mais amplamente para se referir a qualquer instituição de ensino superior que ofereça programas de teologia, independentemente de afiliação religiosa.

Studium Theologicum: a Faculdade Claretiana de Teologia em Curitiba

Em Curitiba, por tradição, o Studium Theologicum mais conhecido é a Faculdade Claretiana de Curitiba, que fica na Av. Pres. Getúlio Vargas, 1193; bairro Rebouças. A instituição é administrada pela congregação dos missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, também conhecidos por Missionários Claretianos, desde sua inauguração, em 1934.

Tornou-se, desde então, um ponto de referência na área de estudos de filosofia e teologia. Em 1962, transformou-se em Studium Theologicum que, inicialmente, dedicava-se à formação teológica apenas dos estudantes da Congregação Claretiana e passou a contar com uma afiliação à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, a chamada Universidade do Papa. No ano de 1975, o STUDIUM foi agregado à então Universidade Católica do Paraná, por solicitação dos bispos das dioceses da região e dos superiores das Congregações Religiosas que atuam na cidade de Curitiba e, assim, estendeu suas atividades aos seminaristas diocesanos e religiosos, visando preparar os candidatos para o ministério sacerdotal. A partir de 1995, passou a acolher também religiosos e leigos que desejam obter uma sólida formação teológico-pastoral, visando um melhor desempenho de suas funções junto às comunidades em que atuam.

Conheça mais sobre a instituição, clicando aqui: https://claretiano.edu.br/curitiba