“Como encontrar Jesus nas ruas” foi o tema de Teologia em Saída proposto nesta manhã em aula inaugural no Studium Theologicum. (Imagem: Claretiano TV).

Na manhã deste 22 de fevereiro de 2021, o Studium Theologicum Claretiano de Curitiba deu início ao seu ano acadêmico, reforçando ainda mais sua excelência na formação dos futuros teólogos da capital paranaense. Para tanto, contou com a presença do padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo. Ele ministrou a aula inaugural da instituição, que teve como título: “Como encontrar Jesus nas ruas” e foi realizada excepcionalmente via internet. 

A mediação do evento foi realizada pelo diretor acadêmico da instituição, o Prof. Dr. Márcio Luiz Fernandes, além de contar com participação especial por meio de vídeos gravados pelo  reitor do Studium Theologicum, o Prof. Me. Jaime Sánchez Bosch, e pelo o Arcebispo Metropolitano de Curitiba,  Dom José Antônio Peruzzo. O evento teve apoio do Diretório Acadêmico do Studium Theologicum, o DAST.

A Teologia que ecoa das ruas

Comentando seu lema de ordenação sacerdotal, “Deus escolheu o que é fraco pra confundir o que é forte”, o padre Júlio demonstrou que não trabalha com moradores de rua, mas convive com os moradores de rua. “Isso me proporciona uma aprendizagem contínua, numa convivência que teve erros e acertos, mas foi fruto de uma construção de fraternidade”.

Ao longo de quase 35 anos de ações pastorais, o padre Lancelotti desenvolveu frutuosa ação na cidade de São Paulo – uma das maiores capitais da América Latina e do mundo todo. Assim, contou aos expectadores algumas de suas experiências e conduziu os acadêmicos e convidados a refletirem sobre o papel da Teologia em suas relações com a vida e com os povos subjugados. Para tanto, se muniu das Sagradas Escrituras para retratar as realidades da vida e da Teologia, especialmente reforçando o capítulo 5 do Evangelho de Mateus, que retrata as bem-aventuranças.


Pe. Marcio Fernandes, do Studium Theologicum, em interação com o Pe. Julio Lancelotti. (Imagem: Claretiano TV).


Eu peguei o pão e fui partindo, dando os pedacinhos pra ele…

Falando do modo como Jesus Cristo explica no Evangelho quem são os bem-aventurados do Reino, o padre Júlio demonstra que os pobres são a categoria que está com fome, com sede, em situação de abandono, preso, doente… “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!, disse Jesus, pois Ele se identifica com o desvalido, com o descartado, com o abandonado, com aquele que ninguém quer, que está esquecido. Por isso, na minha vida pastoral eu procuro enxergar e é ali mesmo que vejo a presença de Jesus. E às vezes vejo de uma maneira tão forte, que me sinto impactado”, partilhou o padre Lancelotti.  

O padre Júlio ainda contou a experiência de olhar a população de rua nos olhos. De conviver, sentir, se alimentar com eles… E que neste último fim de semana percebeu no Centro Comunitário São Martinho de Lima um irmão de rua tão triste, que sequer conseguia comer. “Fui então perguntar a ele: você está bem? Fui buscar alimento para ele na copa. Ele custava a comer. A tristeza era maior do que a fome. Eu peguei o pão e fui partindo, dando os pedacinhos pra ele. E ele foi comendo… Depois dei água e ele se reanimou um pouco e veio sentar ao meu lado, e me pediu um lugar para passar a noite, pois não não aguentava mais dormir na rua. Como não ver Jesus nele? Como não perceber essa presença?” 

Evangelho vivido

Dentre outras falas de grande valor, os participantes puderam partilhar em chat ao vivo suas impressões ao longo da abertura do ano acadêmico do Studium Theologicum. Dentre eles, destacamos o comentário certeiro de Marcial Maçaneiro, que traduziu bem o que foi a participar do evento: “Pe. Júlio nos ajuda a acessar o simples e luminoso Evangelho!”.

Para assistir ao conteúdo da aula, que até o fechamento desta edição já contava com mais de 2 mil visualizações, clique aqui: Abertura Solene do Ano Acadêmico da Faculdade Claretiana de Teologia.

Gostou destas informações? Ajude a compartilhá-la, para que possamos sempre mais viver as bem-aventuranças e uma Teologia de saída, de encontro com a população de rua e os mais necessitados. 

    * Ana Beatriz Dias Pinto, é comentarista convidada do blog e nos traz reflexões sobre temas atuais e contextualizados sob a ótica do universo religioso, de maneira gratuíta e sem vínculo empregatício, oportunizando seu saber e experiência no tema de Teologia e Sociedade para alargar nossa compreensão do Sagrado e suas interseções. Quer falar com ela? Escreva para [email protected]