
(Imagem: Divulgação)
A 8ª Semana Humanidade em Foco, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está chegando! Marcada para acontecer de 27 a 29 de maio de 2024, sempre das 17h às 18h, é um evento online que pretende abordar um tema de extrema relevância nos tempos atuais: Fraternidade e Amizade Social. Se você busca enriquecer seus conhecimentos e contribuir para um mundo mais empático e voltado no diálogo e solidariedade, reserve essas datas na sua agenda!
Palestras e Palestrantes
No primeiro dia, 27/05 (segunda-feira), o foco estará em “Amizade Social, Empatia e Compaixão“. O conferencista será o Prof. Renato Soleiman, da Escola de Medicina e Ciência da Vida da PUCPR, junto com Luna Santos Alexandre, graduanda em Medicina pela instituição, e Valcir Moraes, especialista da Identidade PUCPR. Prepare-se para uma discussão profunda e inspiradora sobre como a empatia e a compaixão podem transformar nossas relações sociais!
Já no segundo dia, 28/05 (terça-feira), o tema será “Amizade Social, Paz e Fraternidade Universal”. O Prof. Marcial Maçaneiro, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR será o conferencista, ao lado de Laura Ferraz, especialista da Identidade PUCPR. Neste dia, a reflexão visará explorar o papel da amizade e da fraternidade na construção de um mundo mais pacífico e unido.
E para encerrar as explanações, no dia 29/05 (quarta-feira), haverá um debate com o tema “Amizade Social e o ideal da Felicidade”, que contará com a participação do Prof. Kleber Candiotto, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, e do Prof. Douglas Borges, do Curso de Filosofia, do Eixo Humanístico e do Instituto Ciência e Fé. Esta discussão será uma oportunidade única para toda a comunidade acadêmica refletir sobre como nossas relações interpessoais podem influenciar diretamente nossa busca pela felicidade.
Inscrições e Certificados
As inscrições para a 8ª Semana Humanidade em Foco já estão abertas! Garanta sua vaga através do link www.pucpr.br/humanidadeemfoco e prepare-se para uma experiência enriquecedora e transformadora. Além disso, a participação neste evento contará com a emissão de horas complementares!
Fraternidade e Amizade Social
O tema “Fraternidade e Amizade Social” escolhido para a 8ª Semana Humanidade em Foco da PUCPR reflete a visão do Papa Francisco sobre a importância desses valores para a construção de um mundo mais justo e solidário. Em suas encíclicas “Fratelli Tutti” e “Laudato Si'”, o Papa enfatiza a necessidade de superar divisões e promover o diálogo, cuidando não apenas das relações entre as pessoas, mas também do meio ambiente e dos mais vulneráveis. Assim, ao abordar esse tema, a PUCPR, por meio de seus departamentos de Eixo Humanístico e de Identidade, busca estimular reflexões e ações alinhadas com a mensagem de fraternidade e amizade social defendida pelo Papa Francisco.
Eixo Humanístico e Identidade PUCPR
A 8ª Semana Humanidade em Foco é parte integrante do Eixo Humanístico da PUCPR, que busca promover debates e reflexões sobre temas relevantes para a sociedade contemporânea. A Identidade PUCPR, é o setor de missão da Universidade, que reforça cotidianamente o compromisso da instituição com uma formação integral dos estudantes e objetiva a construção de um ambiente acadêmico fraterno.
Não perca a oportunidade de participar da 8ª Semana Humanidade em Foco da PUCPR, um evento que promete ampliar seus horizontes e inspirar a construção de relações mais empáticas e solidárias. Inscreva-se agora mesmo e faça parte dessa jornada de conhecimento e transformação!