Cineplex Novo Batel recebe Mostra Bruce Lee em homenagem aos 50 anos de sua partida

Figura lendária no cinema virou ícone da cultura pop do século XX

Diogo Bueno

Sato Company - Divulgação

Amanhã (21) começa no Cineplex Novo Batel a Mostra especial ‘Bruce Lee: 50 anos’ em homenagem ao 50° aniversário da morte do lendário ator, com cinco dos filmes mais icônicos do fundador do estilo Jeet Kune Do, todos remasterizados em 4K.

Esses filmes permanecem populares e influentes até hoje, em parte por causa das incríveis habilidades de artes marciais de Bruce Lee e sua carismática presença na tela. O impacto do ator no cinema de artes marciais e na cultura popular é imensurável e seu legado continua a inspirar novas gerações de fãs e cineastas.

Sato Company – Divulgação

Em 32 anos de vida, Bruce Lee passou de instrutor de artes marciais a astro de cinema internacional. No livro “Bruce Lee – Uma Vida”, do premiado jornalista Matthew Polly, o autor destaca que Lee foi responsável por abrir as portas do Oriente para o resto do mundo. Perito em artes marciais, o ator tornou-se um símbolo desta cultura e foi venerado no mundo todo.

No cinema, seu primeiro filme a chamar a atenção nos Estados Unidos foi “O Dragão Chinês”, de 1971, e ele faria apenas outros três antes de morrer, sendo diretor de um deles.

A velocidade do ator era tão fascinante que exigia cuidados especiais durante as gravações. Em vez dos tradicionais 24 frames por segundo, seus golpes eram filmados em 32 frames e as cenas eram desaceleradas para que fosse possível enxergar o que ele havia feito.

Com técnica primorosa, Lee inovou na coreografia de lutas no cinema e usou suas habilidades para criar cenas que pareciam mais intensas e realistas.

Filmes da Mostra Bruce Lee – 50 anos:

O Dragão Chinês (The Big Boss), 1971 – 100 min

A Fúria do Dragão (Fist of Fury), 1972 – 106 min

O Voo do Dragão (Way of The Dragon), 1972 – 100 min

Jogo da Morte (Game of Death), 1978 – 100 min

Jogo da Morte II (Game of Death II), 1981 – 86 min

O ator não apenas popularizou as artes marciais em todo o mundo, mas também foi o criador do Jeet Kune Do, um complexo conceito que combina filosofia e artes marciais. Foi um defensor da filosofia de que a mente e o corpo devem trabalhar juntos em harmonia para alcançar o equilíbrio e a excelência. Bruce Lee continua uma figura lendária no cinema e virou ícone da cultura pop do século XX.
Sato Company – Divulgação

A mostra especial Bruce Lee: 50 anos exibirá um filme por dia (no final de semana terá reprise). Ingressos disponíveis diretamente na bilheteria do Cineplex do Shopping Novo Batel.