Festival de Curitiba – “Duelo da Amazônia” se apresenta no sul pela primeira vez

Boi Garantido e Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM)

Thiago Barros
BOIS-PARINTINS

Bois Parintins (Divulgação)

Com a inédita apresentação “Duelo da Amazônia”, o auto do Boi Garantido e do Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM), chega pela primeira vez à Região Sul do país para o 32º Festival de Curitiba

A primeira participação do “Boi Mais Querido do Povão” e do “Cultura, o Triunfo do Povo” na programação do Festival ocorre nesta segunda-feira (25) no Teatro Positivo, durante a festa de abertura da 32ª edição do evento, dentro da mostra Lucia Camargo. A primeira apresentação será apenas para convidados; e a programação aberta ao público será nos dias 26 e 27 de março.

História

O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.

O folclore trata do boi que morre a partir da retirada da língua dele como prova de amor, o pajé o ressuscita e daí “vem a grande festa.”

O Festival de Curitiba começa nesta segunda-feira (25), um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil. A expectativa de público para a edição é de 200 mil pessoas, com cerca de 300 atrações em 13 dias de programação.

A mestra da cerimônias da abertura será a comediante Nany People. Além da presença na abertura, a peça “Duelo da Amazônia” terá duas apresentações com venda de ingresso aberta ao público nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Teatro Positivo. Neste ano, o Festival recebe outros três espetáculos de companhias vindas da região Norte do país, como o musical “Cabaré Chinelo”, o espetáculo de dança “Ta – Sobre Ser Grande” e a performance ritual “Üh-Pü”.

Além desta inédita integração regional, a programação da 32ª edição do Festival reúne entre suas 300 atrações, estreias nacionais de peças como “Agora É Que São Elas”, novo espetáculo dirigido por Fábio Porchat. Há também atrações premiadas como “Macacos” e “Azira’I” e peças com nomes consagrados como “Traidor”, escrita e dirigida por Gerald Thomas e estrelada por Marco Nanini. E muitos espetáculos gratuitos e para todos os gostos no Fringe, além de eventos com dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.

Mais da metade das peças da Mostra Lucia Camargo já estão com a lotação esgotada e algumas delas, como “Mutações”, com o paranaense Luís Melo, abriram sessões extras. Os ingressos para todos os eventos estão disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).