“Retratos Fantasmas” de Kleber Mendonça Filho

Um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado começou ontem (11), e hoje será a pré-estreia do documentário de Kleber Mendonça Filho “Retratos Fantasmas”, no circuito nacional. O Documentário fala sobre o Centro da cidade do Recife, com atenção especial aos cinemas de rua que formaram o local ao longo do século XX. O documentário estreou no Festival de Cannes e está selecionado para o Festival de Toronto e Festival de Cinema de Nova York.

Outra grande atração da noite de abertura é o longa “Angela” uma cinebiografia de Ângela Diniz, socialite mineira vítima de feminicídio em 1976, um caso que chocou o Brasil. Ângela foi morta, aos 32 anos, com quatro tiros por seu companheiro, o empresário Raul Fernandes do Amaral Street, mais conhecido como Doca Street, no balneário de Búzios (RJ).

Isis Valverde protagoniza o longa, que tem o elenco com Gabriel Braga Nunes, Alice Carvalho, Emilio Orciollo Netto e Bianca Bin.

Outros destaques da programação

Mussum — O filmis: cinebiografia do eterno Trapalhão dirigida por Sílvio Guindane. O longa narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, da infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores dos Trapalhões. Aílton Graça é o protagonista.

Uma família feliz: thriller dirigido por José Eduardo Belmonte e com roteiro de Raphael Montes. Grazi Massafera interpreta uma mulher acusada de cometer violências contra seus filhos, o que nega. Reinaldo Gianecchini vive o marido dessa família “aparentemente perfeita”.

O barulho da noite: drama do Tocantins dirigido por Eva Pereira e estrelado por Emanuelle Araujo, Marcos Palmeira e Tonico Pereira. A trama abrange temas delicados do Brasil rural, como violências contra mulheres e crianças.

Luis Fernando Verissimo – O filme: doc sobre o famoso escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, com direção de Luzimar Stricher. O filme conta com depoimentos de Jô Soares, Jorge Furtado, Paulo Caruso, Chico Caruso, Zuenir Ventura, Ziraldo, dentre outros.

Roberto Farias — Memórias de um cineasta: documentário sobre Roberto Farias (1932-2018), conhecido por filmes como “Assalto ao trem pagador” (1962), “Roberto Carlos em ritmo de aventura” (1968) e “Pra frente, Brasil” (1982). O longa conta com direção da filha do cineasta, Marise Farias, e narração do irmão, Reginaldo Faria.

O Festival de Gramado acontece até o próximo dia 19, dia da celebração que entrega os troféus Kikitos. Na sua 51º edição, o evento irá homenagear ao longo da programação nomes como Alice Braga, Ingrid Guimarães, Laura Cardoso, Léa Garcia e Lucy Barreto.