
O Festival de Cinema de Gramado abriu ontem (9) sua 52ª edição, e segue até o próximo dia 17, em Gramado, na Serra Gaúcha. Para essa edição a organização do evento adaptou a exibição dos curtas e documentários que entram na mostra competitiva para que eles sejam exibidas também na televisão. O Canal Brasil vai transmitir os títulos na sua grade, bem como a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos troféus Kikito.
As transmissões pelo Canal Brasil ocorrem por conta das enchentes que assolaram o estado, afetando as condições das estradas e aeroportos do Rio Grande do Sul.
“Sabemos que muitos que gostariam de estar em Gramado neste ano não poderão. Nossa tentativa é levar um pouco da magia do Festival de Cinema de Gramado para todo o Brasil”, afirma a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
A partir de segunda-feira (12), os curtas e os longas documentais que concorrem ao Kikito começam a serem exibidos na grade de programação do canal. Serão exibidos 17 filmes entre os dias 12 e 16 de agosto. A grade conta com 12 curtas-metragens brasileiros a partir das 19h. Já os cinco documentários em competição serão exibidos às 20h20min do dia 12 ao 16, sendo um por noite.
No dia 17, o Canal Brasil transmite ao vivo a Cerimônia de Premiação, com a apresentação dos Kikitos, a partir das 20h45min – também exibida pelo Globoplay. Confira a programação do Canal Brasil.
A primeira premiação acontece hoje (10) com a entrega do Troféu Oscarito ao ator Matheus Nachtergaele, que na edição passada eternizou sua palma na Calçada da Fama da cidade. Já o Troféu Cidade de Gramado será entregue no dia 14 de agosto, às 18h, para Vera Fischer.
São 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa a serem entregues, além das tradicionais homenagens com os Troféus Eduardo Abelin e Kikito de Cristal.