George R. R. Martin diz que adaptações de livros para cinema e TV quase sempre fracassam

Criador de Game of Thrones não está contente com as recentes adaptações audiovisuais

Thiago Barros
george-rr-martin-game-of-thrones

YouTube (Reprodução)

Em seu blog pessoal George R. R. Martin, criador de As Crônicas de Gelo e Fogo, série literária que serviu de base para Game of Thrones, escreveu sobre o assunto.

No texto, Martin falava sobre uma conversa que teve com Neil Gaiman (Sandman) em 2022. “Pouco mudou e as coisas pioraram. Em todo lugar que olho, há mais roteiristas e produtores ansiosos para pegar grandes histórias e transformar em algo deles. Parece que não importa o material original e de onde ele veio”, disse o autor americano.

Martin também citou outros autores que foram adaptados para cinema e TV, como Jane Austen, Ian Fleming, J. R. R. Tolkien, Mark Twain e Stan Lee. “Não importa o quão importante um autor é, não importa o quão bom é o livro, sempre haverá alguém para colocar as mãos na obra achando que pode fazer melhor, ansioso para ‘melhorar’ alguma coisa”, disse Martin. “Eles dizem ‘O livro é o livro e o filme é o filme’, como se fosse algo profissional. E então eles fazem da história algo deles. E eles nunca melhoram nada. Em novecentas e noventa e nove vezes de mil, eles pioram”, completou.

 A Casa do Dragão é outra série além de Game of Thrones adaptada dos livros de Martin.

A segunda temporada da série protagonizada por Emma D’Arcy, Matt Smith e Olivia Cooke estreia em 16 de junho na HBO e na Max.