A atriz Ingrid Guimarães esteve em Gramado na coletiva de imprensa do Festival de Cinema de Gramado. Ingrid recebeu o Troféu Cidade de Gramado no Festival.
Protagonista da trilogia “De Pernas Para o Ar” e com participações em outros sucessos como o primeiro “Minha Mãe é Uma Peça”, “Fala Sério, Mãe!” e “Loucas Pra Casar”, ela já contabiliza mais de 20 títulos em sua filmografia, cuja marca registrada é o constante diálogo com o grande público através da comédia.
Guimarães inicia a conversa falando sobre sua primeira vez em Gramado para o festival, e a alegria de em sua primeira vez já para ser homenageada. E com muita simpatia e bom humor lança um desafio para o Festival de Cinema de Gramado.
Os meus filmes populares normalmente não frequentam os festivais, inclusive eu queria até propor uma coisa aqui, propor pro Festival de Gramado fazer uma premiação de comédia, olha que ideia boa que eu dei agora. Fica aqui a dica. Olha a ideia que eu dei agora, a gente podia fazer uma premiação separada que é o que muita gente nos prêmios lá fora estão fazendo. Uma premiação agora o grande prêmio de cinema já tem.
E conclui:
A comédia é um gênero que fica um pouco isolado no mundo inteiro, nas premiações, nos festivais, por isso quando eu recebi esse convite eu achei quase revolucionário. Eu achei uma honra mesmo tá aqui participando dessa maneira. O troféu é pela sua contribuição no cinema nacional eu sério?
Ingrid também questiona a indústria, com seu passado apenas com homens no protagonismo da comédia.
Se você for olhar por exemplo, a história da comédia os grandes comediantes do mundo eram homens, Charles Chaplin, Buster Keaton, Gordo e o Magro, os irmãos Marx. Quando eu comecei aqui era Chico Anísio, era Jô Soares, era os Trapalhões… cadê as mulheres como protagonista?
O Festival de Gramado acontece até o dia 19, dia da celebração que entrega os troféus Kikitos. Na sua 51º edição, o evento homenageou ao longo da programação nomes como Alice Braga, Ingrid Guimarães, Laura Cardoso, Léa Garcia e Lucy Barreto.