Foto: Edson Vara

Léa Garcia, de 90 anos, faleceu na madrugada de hoje (15) em Gramado. A atriz receberia o troféu Oscarito na noite de hoje, ao lado de Laura Cardoso. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.

A 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado iniciou no último sábado (12), Léa estava na cidade gaúcha desde então. Em seu perfil do Instagram, ela publicou uma foto ao lado do troféu Kikito. 

Reprodução Instagram

Sempre ativa, em 2022 integrou o elenco dos filmes Barba, Cabelo e Bigode, de Rodrigo França e Letícia Prisco; Pacificado, de Paxton Winters e O Pai da Rita, de Joel Zito Araújo. Para a atriz Zezé Motta, que recebeu o Oscarito em 2007, Léa é pura inspiração.

“Doce, gentil, talentosa, uma pérola. Precisamos referenciá-la, todos os dias” disse Zezé Motta durante sua premiação.

Durante a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, nossa equipe registrou Léa Garcia na sala de exibição do Palácio dos Festivais.

Arquivo Tommo Entretenimento

Léa esteve no elenco de novelas como “Selva de pedra”, de Janete Clair, exibida em 1972, e “Escrava Isaura”, de 1976. Na obra de Bernado Guimarães, adaptada por Gilberto Braga, a atriz viveu a primeira vilã e sofreu ameaças nas ruas.

Léa deixa três filhos, três netos, dois bisnetos e uma tataraneta.