
De 12 a 18 de outubro acontece o Griot – IV Festival de Cinema Negro Contemporâneo, a edição apresenta pela primeira vez as atrações de forma presencial em locais históricos da região central de Curitiba.
Nesses sete dias de sessões e atividades que envolvem laboratório de desenvolvimento de roteiro, oficinas e mesas temáticas, mostras – exibição de curtas e longas – nacionais e internacionais, o filme de abertura será “Marte Um” de Gabriel Martins e “Kokomo City” de D. Smith como filme de encerramento.

A Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros possui uma premiação especial de R$10 mil reais em serviços de pós-produção para o filme vencedor na categoria Melhor Filme.
O Festival preparou um transporte que fará uma rota especial em bairros periféricos para a condução até os cinemas com exibições. Algumas sessões e bate-papos serão traduzidos em libras e para quem não estará em Curitiba haverá sessões de filmes disponíveis online na plataforma Todes Play.
As oficinas deste ano contam com a potência, estudo e desenvolvimento da documentarista e pesquisadora Lilian Solá Santiago, da atriz, diretora, professora, dubladora e apresentadora, Rejane Faria e da diretora artística do festival Griot, Bea Gerolin.

“Tempo de Ajeum” é o mote e conceito do ano, celebrando a partilha, nutrição e fertilização de imaginários no encontro de fazeres no campo do Cinema Negro.
“Tempo de Ajeum é um chamado, um pedido de atenção para o que colocamos dentro da gente, um olhar para a espiritualidade como maneira de reconexão e inspiração. É também uma reverência ao alimento, à terra, à natureza, e a tudo de nutritivo e potente que saem deles”, explica Bea Gerolin.
Cine Passeio, Cinemateca e Paço da Liberdade foram os locais escolhidos para o Griot – IV Festival de Cinema Negro Contemporâneo. Realizado pela Cartografia Filmes com incentivo do Ebanx. Apoio: Projeto Paradiso, Candaces Produção Cultural, O2 Pós, Aliança Francesa de Curitiba, Fecomércio PR – Sesc Paço da Liberdade, Cine Passeio – ICAC, Cinemateca de Curitiba, Embaúba Filmes, Filmes de Plástico e Todes Play. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Para maiores informações acesse www.festivalgriot.com.br