silvio-santos
Silvio Santos morreu neste sábado (SBT/Reprodução)

Morreu, aos 93 anos, o empresário e apresentador  Silvio Santos. Um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.

A morte foi confirmada pelo canal de televisão SBT nas redes sociais, mas não há detalhes sobre a causa ou o enterro.

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos”, escreveu a emissora em nota oficial. “Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.”

Nascido em 1930 e batizado Senor Abravanel, o apresentador começou a carreira como camelô, aos 14 anos de idade, mas se enveredou rapidamente pela rádio, onde se formou como profissional de comunicação. Na década de 1950, adquiriu o Baú da Felicidade e transformou o negócio em sucesso de vendas, alavancando sua posição de empresário.

Em 1962, passou a ser apresentador do “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista (canal 5, que no ano seguinte foi comprado pela TV Globo). Em seguida, começou a ser exibido o seu Programa Silvio Santos, na TV Globo.

Em 1965, ele passou a ser apresentador também na TV Tupi. Os programas tiveram vários nomes: “Festa dos Sinos”, “Sua Majestade: o Ibope”, “Cidade contra Cidade” e “Silvio Santos Diferente”.

Em 1975 ele venceu a concorrência para adquirir o Canal 11, do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, inaugurou a TVS. Em 1976, ele saiu da TV Globo. Seu programa passou a ser transmitido nas TVs Tupi e TVS do Rio.

Silvio ganhou outras concessões e, em 1981, entrou no ar o SBT, uma das várias empresas do seu grupo, onde o Programa Silvio Santos viraria a principal atração, com quadros inesquecíveis como “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança”.

Silvio Santos também saiu candidato em quatro eleições diferentes, incluindo uma em 1989 para presidente, mas a candidatura foi indeferida pelo TSE uma semana depois.

O apresentador mencionou se aposentar algumas vezes, desde os anos 1970, e se afastou de vez da frente das câmeras em 2023. Silvio Santos deixa seis filhas, frutos de dois casamentos, incluindo Patrícia Abravanel, sua sucessora no SBT.