Sem o porco espinho mais amado no Oscar. Sonic 3, que se tornou o filme mais aclamado da franquia, com quase 90% de aprovação, foi oficialmente desclassificado e está inelegível ao Oscar de Melhor Filme.
A Academia anunciou que a produção não teria respeitado as regras de representatividade. Além de Sonic 3, filmes como Madame Teia, Sorria 2, Bad Boys: Até o Fim, A Garota da Vez, Look Back e Meninas Malvadas também foram desclassificados pela premiação. Para concorrer ao Oscar, é necessário que um filme seja exibido em uma sala de cinema comercial localizada em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos EUA, entre 1° de janeiro e 31 de dezembro. Além disso, ele deve respeitar uma das três regras de representatividade abaixo:
⠀
1. Pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes de destaque deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado (asiático, latino / hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano, nativo havaiano).
⠀
2. Pelo menos 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados (mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQI+, pessoas com deficiência física ou cognitiva).
⠀
3. A história principal, tema ou narrativa deve ser centrada em um grupo pouco representado.
⠀
Também existem outras regras específicas relacionadas à representatividade nos bastidores (atrás das câmeras), sendo necessário cumprir pelo menos uma delas. Lembrando que os indicados ao Oscar serão anunciados no dia 17 de janeiro.