
Entretenimento e informação ao mesmo tempo, esse é o poder dos documentários. Selecionamos cinco (5) documentários sobre sustentabilidade ambiental e social. As produções abordam temas globais como alimentação, gestão de resíduos, oceano, mudanças climáticas e crise hídrica.
1. Comer Vai Nos Levar à Extinção (2021)

Comer Vai Nos Levar à Extinção, narrado por Xuxa Meneghel desafiará a forma como você enxerga a indústria alimentícia. Qual é o verdadeiro custo da comida? Quem paga o preço? Com filmagens chocantes gravadas por pessoas infiltradas e tristes depoimentos de povos indígenas em primeira mão, este documentário singular mudará para sempre a sua percepção sobre a comida e sua relação com o futuro de nosso planeta.
Amazon Prime – Duração: 1h21min
2. Food Choices (2018)

Food Choices é um documentário sobre alimentação, sem julgar quem ainda não tem uma dieta sem carne. Pelo contrário, nos faz pensar sobre como nossas escolhas alimentares impactam no meio ambiente e na nossa saúde.
Mas afinal, “Qual é a melhor dieta para a espécie humana?”. Se você também não sabe a resposta, não se preocupe, essa é a pergunta principal do documentário “Food Choices” dirigido por Michal Siewierski. Nele, médicos, especialistas e pesquisadores revelam os segredos da indústria alimentícia com base em dados e informações.
É possível viver com uma alimentação à base de plantas?
Amazon Prime – Duração: 1h 31 min
3. Seaspiracy (2021)

Sabemos que o Oceano ocupa grande parte da área do planeta terra, nossa casa. Mas sabemos tudo o que acontece nele? O documentário Seaspiracy traz à tona a gravidade do que vem acontecendo no oceano.
São toneladas de restos de redes de pesca, as chamadas redes fantasmas, pesca excessiva e extrema poluição. E por incrível que pareça, 47% do plástico encontrado no Canal da Mancha, entre a Europa e a Inglaterra, é composto por pedaços de rede de pesca.
E os mais impactados são os animais marinhos, que representam grande parte de toda a vida terrestre. Sem falar que baleias e golfinhos ajudam a absorver mais dióxido de carbono do que a floresta Amazônica e geram até 80% do oxigênio que respiramos.
Netflix – Duração: 1h 30 min
4. Nosso Planeta (2019)

O documentário Nosso Planeta apresenta imagens incríveis da natureza e dos animais em seus habitats naturais. Além disso, expõe como as mudanças climáticas podem impactar a vida de todos. É um lembrete de que ainda dá tempo para começar a adotar medidas mais sustentáveis no dia a dia, como usar menos plástico. Ver todas as formas de vida no planeta e não refletir sobre o que está em risco é impossível.
Netflix – Duração: 2 temporadas.
5. Solo Fértil (2020)

Solo Fértil (Kiss the Ground) tem Gisele Bündchen como uma das produtoras executivas, mostra como o cultivo e o uso de fertilizantes químicos e pesticidas no solo causam danos a todo um ecossistema. Os impactos são vistos na saúde e no clima do meio ambiente, na desertificação, escassez de água, derretimento de geleiras, diminuição da biodiversidade, entre outras pautas. Mas nem só de problemas se faz um documentário, em contrapartida, são apresentadas soluções, como agricultura regenerativa, uma prática ética projetada para restaurar terras degradadas e facilitar a neutralização de carbono e na redução de emissão dos gases de efeito estufa.
Netflix – Duração: 1h 24 min
É importante saber o que está acontecendo com a nossa casa, o Planeta Terra, informação é poder, e depende de nós, das nossas escolhas para o futuro do Planeta Terra e de todos os terráqueos (todos seres vivos que habitam a Terra).