X-Men ’97 – Demissão de criador pode ter sido por comportamento abusivo

Jornalista revela acusações de assédio e abuso físico e emocional

Thiago Barros
x-men-97

Disney+ (Divulgação)

A demissão de Beau DeMayo, responsável da primeira temporada de X-Men ’97 é rodeado de muitas dúvidas. Agora, DeMayo foi acusado de compartilhar fotos íntimas para membros do time da série, apalpar um assistente e abusar emocional e fisicamente de outros funcionários.

As denúncias foram reveldas por Jeff Sneider, conhecido por trazer informações de bastidores na indústria do entretenimento americana. As fotos, segundo a matéria, teriam sido enviadas para “inspirar” os animadores do seriado. “Fui informado de que DeMayo enviou fotos nus – ou ao menos, fotos sugestivas – para vários jovens da equipe da série. Algumas dessas fotos supostamente trazem DeMayo usando roupas de heróis e com poses sexualmente sugestivas. DeMayo ouviu pedidos para que parasse, mas persistiu”, disse Sneider. “Além disso, fui informado de que DeMayo alegadamente apalpou um assistente em várias ocasiões, e que ele foi emocional e fisicamente abusivo com outros membros da equipe, apesar de eu não ter nenhum indicente específico para compartilhar sobre isso”, completou.

Recentemente, DeMayo afirmou que foi demitido por fazer uma postagem em celebração ao dia do Orgulho LGBTQIA+. Em resposta à postagem do roteirista, o Marvel Studios soltou um comunicado ao Deadline negando que a arte postada por DeMayo tenha sido o motivo de sua demissão. Ao invés disso, o estúdio citou uma investigação interna sobre o roteirista, sem especificar o comportamento que levou a ela.

“O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024, depois de uma investigação interna. Devido à chocante natureza das conclusões desta investigação, quebramos laços com ele imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel”, comentou a produtora.

O Deadline ainda citou fontes internas do estúdio, que apontam que a investigação foi motivada por acusações de assédio sexual contra DeMayo. A informação, no entanto, não foi confirmada por nenhum dos lados da disputa.

A primeira temporada de X-Men ’97 está disponível no Disney+. A segunda temporada, na qual DeMayo ainda trabalhou antes de seu afastamento, ainda não tem previsão de estreia.