
De acordo com a Bloomberg, o YouTube iniciou negociações com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para adquirir os direitos de transmissão da cerimônia do Oscar, a principal premiação do cinema mundial, a partir de 2029.
O CEO do YouTube, Neal Mohan, esteve à frente das discussões, realizadas durante a Conferência de Mídia e Tecnologia Allen & Co., em 9 de julho, em Sun Valley, Idaho. Hoje, o Oscar é transmitido com exclusividade pela rede ABC, que detém os direitos até 2028, e exibe o evento também via streaming no Hulu. Se a negociação com o YouTube avançar, será a primeira vez que a premiação migra da TV aberta para o ambiente digital nesse formato.
A plataforma já vem investindo em transmissões ao vivo: garantiu o NFL Sunday Ticket, teve recordes em eventos como o anúncio do álbum de Taylor Swift no podcast “New Heights” e agora mira um novo patamar com o Oscar. Outras plataformas como a Netflix, Amazon, NBCUniversal e Paramount (via CBS) também estariam na disputa pelos direitos — empresas com poder tanto na TV tradicional quanto no streaming.
Até o momento, nem o YouTube nem a Academia comentaram oficialmente sobre as negociações.