Há muito tempo troquei a TV pela internet. Confesso que não sinto falta alguma dela e quem ainda não fez essa troca é porque está resistindo ou não descobriu todas as funcionalidades da web. Essa é uma opinião pessoal, mas acredito que muitos já fizeram essa troca.

A pesquisa O Futuro da Mídia revelou em 2009 que o brasileiro passa três vezes mais tempo na internet do que vendo TV. Outro dado relevante é que 81% consideram o computador uma ferramenta de entretenimento mais importante do que a TV.

No entanto o hábito das pessoas demonstra um comportamento interessante. Não é porque a internet com as redes sociais viraram uma febre que os outros veículos estão sendo descartados. Outras mídias como o rádio, a TV, o jornal impresso estão sendo integrados à web. Hoje enquanto se navega pela internet, ouve-se rádio ou assiste TV ao mesmo tempo. O locutor chama as pessoas para interagirem participando de promoções via o twitter da rádio; enquanto isso o apresentador de TV diz: participe da enquete na nossa página na internet. E por aí vai.

E o que dizer dos  Trend Topics no Twitter? Às 22h da noite as palavras mais postadas, geralmente  estão relacionadas à novela ou a algum jogo de futebol. Aquela cena da pessoa sentada na cama vendo televisão com o notebook ou o IPad no colo é cada vez mais comum.

O que dá para concluir, então, é que o consumidor de hoje é telespectador/leitor/internauta. Tudo ao mesmo tempo e agora. Mas, que a TV, pelo menos para mim, perdeu a audiência, sim, ela perdeu!