Os textos na internet precisam passar por um processo de maturação. A opinião é do jornalista colombiano Guillermo Franco. Há oito anos, ele se dedica ao jornalismo digital e à Internet. Desse estudo, nasceu o livro Como Escrever para a Web – Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online, que pode ser baixado neste link gratuitamente.
A pesquisa realizada por Franco apresenta dados reveladores, entre eles de que a leitura online é mais efetiva que a imprensa. “Os leitores online tendem a completar a leitura dos textos mais do que os leitores do impresso: on line 63%, standard 40% e tabloide 36%”.
Outro dado interessante é que textos com parágrafos curtos recebem o dobro de atenção visual que aqueles com parágrafos mais longos. A constatação é óbvia, mas muitas vezes, até mesmo jornalistas e blogueiros experientes esquecem disso.
Como Escrever para a Web explica sobre o comportamento do leitor na web; redação e otimização para mecanismos de busca; a utilização da cor (com links) para romper a uniformidade do texto e atrair o usuário; a redação para a web em blogs, sites e redes sociais; experiências jornalísticas com o Twitter e o futuro da ‘microblogagem’; palavras que não funcionam para iniciar títulos e muitas outras dicas como a troca da voz ativa para a passiva.
*** Há outros livros similares que podem ser baixados na internet, mas este considero completo e tem sido bem aceito nas aulas de redes sociais que ministro para jornalistas.