Na noite de 28 de novembro, a Pós-Graduação da FAE promoveu a palestra “Marketing 3.0 – Centrado em valores”, em Curitiba (PR). Na ocasião, a consultora em marketing empresarial, Christina Jacob, apresentou as tendências do setor e ao final concedeu uma entrevista exclusiva ao blog Tic Tag. Christina atua desde 2006 com Consultoria e Treinamentos nas áreas de gestão, tendo-se especializado em Planejamento Estratégico, Marketing de Relacionamento (2.0) e Marketing de Valores (3.0), com foco em Sustentabilidade e Negócios Sociais. Confira entrevista:
Como o consumidor está inserido no marketing 3.0?
Hoje o consumidor é o novo proprietário da marca, ou seja, ele tem o poder de decidir se aquela marca é ou não socialmente responsável, se ela é ou não ética, se ela é ou não cumpridora daquilo que ela promete através de toda a sua visão, missão e valores e, principalmente, de toda a comunicação que ela exerce no mercado.
Qual relação pode-se fazer com o marketing 2.0?
Visa, de certa forma, adotar o princípio de que o consumidor, através das mídias sociais, passa a ser colaborativo, participativo e inclusive cocriativo de todos os processos de concepção ou criação de um produto, inclusive opinando efetivamente sobre a qualidade dele e as características de inovação.
Como vem ocorrendo essa evolução desde o marketing 1.0 até os dias de hoje?
No marketing 1.0, que surgiu na Revolução Industrial, há algumas décadas, o objetivo era apenas vender produtos. Se analisarmos, hoje, muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, ainda estão com essa visão. Essas empresas precisam migrar para a 2.0, porque hoje não adianta colocar um produto no mercado sem que tenha toda a estratégia de segmentação prevista no 2.0. As empresas estão gastando muito dinheiro quando não houve o cliente e por isso estão quebrando.
O marketing 3.0 é uma evolução do 2.0?
Eles vão conviver entre si por muito tempo. O 3.0 é um plus, pois vem com toda uma estratégia de sensibilizar a população mundial através de estratégias corporativas e com o apoio do próprio consumidor. O 1.0 praticamente será extinto do mercado, o 2.0 deve entrar mais em evidência e alcançar outro nível de maturidade e o 3.0 vai estar muito atrelado as estratégias do 2.0.
Qual o maior desafio para implementar o marketing 3.0 no Brasil?
São vários os desafios. O primeiro é entender que a prática do marketing 3.0, que relaciona responsabilidade social e sustentabilidade, está intimamente ligada ao negócio. Não são ações filantrópicas. Os empresários brasileiros e as próprias ONGs confundem estratégias de marketing 3.0 com filantropia. Filantropia é doar uma quantidade para uma causa, por um negócio, não está preocupada que aquilo tenha uma repercussão, sirva de modelo e possa ser replicado para outros. Kotler e outros estudiosos de marketing dizem que, daqui umas décadas, as empresas que não tiverem essa visão estarão fora do mercado.