O Paratodos, em parceria com os Institutos Lecca, Mara Gabrilli e Rodrigo Mendes, promove a segunda edição do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar, que visa a premiar experiências pedagógicas inclusivas que foram desenvolvidas por professores das instituições de ensino regulares do país. Desta vez, podem participar professores da rede pública e da rede particular da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Até 31 de janeiro de 2018, professores de todo o Brasil podem inscrever sua experiência pedagógica referente aos anos letivos de 2016 e 2017. Juntamente com os relatos, os professores podem anexar vídeos, aplicativos, projetos pedagógicos ou fotografias. Além do vencedor do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar, que receberá um tablet, os melhores relatos serão divulgados no Diversa – plataforma, do Instituto Rodrigo Mendes, de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas como finalistas serão premiadas com placas comemorativas. A divulgação oficial do resultado, com data ainda a ser definida, acontecerá em maio de 2018.
A seleção das experiências vai considerar objetividade do relato da experiência; consistência pedagógica e conceitual, sucesso escolar dos alunos envolvidos, contextualização da escola e potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais. Também serão levados em conta esforço incomum, determinação, isenção, perseverança, ética e respeito à diversidade.
Ainda que a triagem dos trabalhos recebidos seja feita pelo Paratodos, cabe a um júri convidado avaliar as melhores experiências em inclusão. O júri é formado por especialistas em educação inclusiva. Mais detalhes podem ser encontrados no site do Paratodos (paratodos.net.br/premio).
Fonte: Editado a partir de release da Assessoria de Imprensa Paratodos