Uma rede social internacional para aprender idiomas e fazer amigos em todo o mundo. Ao se inscrever, você escreve qual a sua língua nativa e qual idioma você gostaria de aprender. Este é o Livemocha, onde você além de aprender,pode também ensinar. São lições audiovisuais, com muitas dicas e comentários. O tempo de curso depende do aluno. Se você tiver tempo para se dedicar, mais rápido concluirá.
Os cursos mais procurados são os convencionais: inglês e espanhol, mas há quem goste e estude línguas mais exóticas como russo, japonês, esperanto, entre outros. Anna Maria Teixeira, 25, estudou russo pelo Livemocha e gostou da experiência. “Achei super bacana, pois é bem difícil encontrar material de línguas estrangeiras que não sejam tradicionais”. Ela conta que todo dia estudava um pouco e até microfone levava para treinar no intervalo do almoço. “Na medida que você avança e outros participantes corrigem seus exercícios a motivação aumenta. Ainda mais quando você sabe que a pessoa que está te auxiliando está do outro lado do mundo”. Ela conta que duas senhoras russas sempre corrigiam seus exercícios e a ajudavam. “Elas eram gentis e pacientes com as minhas dúvidas”.
Rafael Sanson, 12, também escolheu um idioma nada convencional: o japonês. A maior vantagem, conta ele, é poder estudar com pessoas que realmente sabem a língua. O tempo de estudo foi curto, cinco meses, mas intenso. “Estudava umas cinco vezes por semana, duas horas cada dia. No começo achava muito difícil, depois foi ficando fácil”, lembra. Esta foi a sua única experiência no aprendizado do japonês e diz que pretende continuar.
A maioria dos cursos é gratuito, mas existem opções pagas (Active Course), nas quais o usuário conta com recursos adicionais, como tutores oficiais, possibilidade de download de arquivos e textos que explicam a gramática da língua estudada.
Escolha qual idioma você quer praticar:
As lições do Livemocha estão disponíveis em Inglês americano, Espanhol (castelhano), Língua persa, Francês, Alemão, Italiano, Hindi, Japonês, Português brasileiro, Português europeu, Grego moderno, neerlandês, Língua romena, Estônico, Língua búlgara, Língua finlandesa, Russo, Mandarim padrão, Islandês, Língua coreana, Língua árabe, Turco, Língua polaca, Língua ucraniana, Língua húngara (magiar), Croata, Língua tcheca, Língua eslovaca, Língua urdu, Catalão, Sueco, Hebraico, e Esperanto. O Livemocha também permite a votação de novos idiomas para serem ensinados no serviço.