
Foto: Brisa Teixeira
Luli Radfahrer, mestre e Ph.D. em comunicação digital, fez a palestra de abertura no FMDS – Fórum de Mídias Digitais e Sociais, que está acontecendo esta semana na Fiep. O tema escolhido pelo próprio público do evento, composto em sua maioria de jovens foi “Aplicativos. Por que ainda não criou o seu?”.
Para quem achou que Luli seria didático ensinando a fazer um aplicativo, enganou-se. Até porque este não é o estilo dele. Com o seu humor característico, o palestrante, na verdade, deu uma “cutucada” no público ao dizer que: hoje é cada vez mais fácil criar aplicativos, mas sem um plano completo, dificilmente será possível criá-lo. “Existem uma série de estruturas e frameworks como o Podio, Force.com, Zoho Creator. Todos eles prontos e fáceis de usar por qualquer pessoa (que pelo menos saiba um pouco de inglês – análise minha). O problema é que não é qualquer pessoa que pensa em planejar por completo um produto antes de colocá-lo no mercado”.
A “cutucada” de Luli é a mesma que já escrevemos em alguns posts aqui no blog Tic Tac de que não adianta abrir contas de redes sociais para as empresas, sem antes pensar no planejamento de cada uma delas. Para Luli, qualquer boa ideia precisa ser amadurecida com um bom plano, que deverá ser composto por muitas perguntas e muitas respostas. “Compre um caderno, coloque o nome da ideia na capa. Se você conseguir completar todas as páginas deste caderno com uma série de perguntas e reflexões com as respostas que vierem, já é um bom sinal que a sua ideia tenha condições para ir em frente e apostar nela”, ensina o guru.
Saiba mais sobre Luli Radfahrer
Twitter – @radfahrer
Site – www.luli.com.br