Esses dias recebi no meu e mail um material da MITI Inteligência com a divulgação de números interessantes sobre os temas que movimentaram a web no último ano. Análises e estudos foram realizados e organizados em cinco principais grupos: Indústria e Varejo, Tecnologia, Economia, Política e Comportamento. O resultado é interessante para conhecer melhor o comportamento dos usuários das mídias sociais para, a partir daí, pensar em ações efetivas para atrair esse público consumidor de Facebook, Orkut, You Tube, entre outros.
Vamos à divisão dos grupos com os destaques de cada um:
Indústria e Varejo: a denúncia de trabalho escravo da varejista Zara entrou no Trending Topics do Twitter e teve mais de 50 mil menções nas primeiras 24 horas, sendo 9.000 só na primeira hora. Para você entender melhor a situação assista o programa a Liga da Tv Bandeirantes que fez uma excelente matéria sobre o tema e filmou uma das oficinas flagradas. Já o sucesso de campanha neste segmento foi o vídeo da Nissam “Pôneis Malditos”. Como profissional da área digital critiquei muito a campanha, mas não tem como negar que deu certo. O assunto ficou por seis dias entre os 20 mais comentados no Twitter, além de figurar entre os 10 vídeos mais assistidos no Youtube durante o ano e se tornar o vídeo nº 1 em volume de views no mês de julho, lançamento da campanha, somando 14 milhões de visualizações ao longo de 2011.
Tecnologia: em 36 horas, a morte de Steve Jobs gerou mais de 8 milhões de menções no Twitter, tornando um dos assuntos de maior destaque no ano em Tecnologia, ao lado do sucesso das versões do iPad. Outro assunto que ganhou notoriedade foi a chegada do iPhone 4S às lojas do Brasil. Uma semana antes de estar nas lojas, o produto já tinha sido citado mais de 1 milhão de vezes no Twitter e, na semana do Natal, atingia a marca de quase 350.000 menções na rede.
Economia: um assunto que gerou polêmica e repercussão nas redes foi a licença para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, principalmente com o Projeto Gota D’Água, que reuniu diversos artistas e ativistas contra a construção, movimentando mais de 480 mil pessoas na Fan Page do projeto.
Política: o termo “mulheres no poder” gerou mais de 170.000 resultados de busca no Google. As mortes de Osama e Gaddafi, dominaram as redes sociais, só a hashtag #osama ultrapassou a marca de 5.000 tweets por segundo, conforme dados oficiais do Twitter. Conteúdos a respeito também foram publicados no Youtube e os dois vídeos mais populares sobre a morte de Kadafi tiveram quase 500.000 visualizações.
Comportamento: o Casamento Real foi um dos grandes destaques. Foram 72 milhões visualizações no You Tube no dia da cerimônia. O casamento mobilizou a criação de eventos no Facebook como o 1º Churrasco de Casamento do Príncipe Willians, que somou 300 mil participantes confirmados na rede. De acordo com Leléo Amâncio, que criou o evento junto com o irmão Marcelo, a ideia era só fazer uma brincadeira com amigos no Facebook, “mas a coisa se alastrou”. Outro assunto bastante repercutido foi a morte da cantora Amy Winehouse, que gerou mais de 470 mil tweets no fim de semana do falecimento. Já o festival Rock in Rio movimentou diferentes redes: mais de 300 mil seguidores no perfil oficial do Twitter, quase 600 mil likes na sua página no Facebook, cerca de 11 mil check-in pelo Foursquare e nada menos que 3 milhões e quatrocentos mil membros em comunidade do Orkut.