O monitoramento é um dos processos básicos para quem cria contas nas redes sociais. De nada adianta criar uma conta no twitter e facebook e não estar atento diariamente para saber o que o seu público está falando de você ou da sua marca. É mais comum do que você imagina a quantidade de pessoas que criam uma conta de twitter, por exemplo, e esquecem de ler ou nem sabem para que serve aquele link de mentions/menções. (Saiba mais aqui) Ali, tem muita gente que quer se comunicar ou até mesmo está fazendo duras críticas sobre você e seu produto. Para o sucesso de uma marca na web é de extrema importância trabalhar em cima de qualquer opinião, seja ela positiva ou negativa. Se a resposta for criativa e, se possível envolver humor, então, você já entendeu o “espírito da coisa”.
Um bom case do que estamos falando é a série de piadinhas que ainda estão rolando no twitter e no facebook sobre as embalagens da Ruffles possuírem mais ar do que batatinhas.
De maneira alguma essas piadinhas devem ser ignoradas ou deixar o consumidor insatisfeito sem resposta. No caso da Ruffles, a saída foi a criação de um gráfico que além de responder à altura ainda dá uma aula de Ruffles (clique para ver por completo aqui).
A mensagem foi rebatida por consumidores divididos, mas o mais importante é que a Ruffles não deixou de se posicionar. E você? Já deu uma olhadinha hoje no que estão falando por aí de você nas redes sociais?