ATITUDES SUSTENTÁVEIS – Estudante recebe homenagem por projeto científico

Redação Bem Paraná

22026944512_41e669b5b4_k

A aluna do Colégio Bom Jesus, em Curitiba, Sayuri Tais Miyamoto Magnabosco, e seu professor, Cornélio Schwanbach, foram reconhecidos com os “Votos de Congratulações e Aplausos”, homenagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Estudante e orientador receberam o reconhecimento pelo projeto científico de uma embalagem ecológica capaz de substituir as embalagens de isopor, comuns no armazenamento de frutas, legumes e verduras.

 A cerimônia, que aconteceu na quinta-feira, 8, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contou com a presença do secretário da pasta, Renato Eugênio de Lima, e do vereador Cristiano Santos.

Sobre o projeto 

O projeto visa ao desenvolvimento de embalagens biodegradáveis com função antimicrobiana, a partir do bagaço da cana-de-açúcar e de condimentos naturais, que possam substituir as bandejas de isopor, com o objetivo de amenizar futuros impactos ambientais, reduzir a produção do isopor, atender ao consumismo verde, cada vez mais presente entre a população, e diminuir os casos de intoxicação alimentar.

Desde a sua criação, o poliestireno expandido (isopor, ou EPS) passou a ser utilizado em demasia. Isso acarreta em diversos problemas, como acúmulo de resíduos nos locais destinados ao lixo, contribuição direta na formação de enchentes e restrição ao processo de degradação dos resíduos orgânicos nos aterros sanitários — devido à sua compactação e impermeabilidade. Além desses efeitos indesejáveis, seu descarte incorreto polui rios e lagos, prejudicando os animais daquele ecossistema.

Para a indústria alimentícia, é árduo o processo de desenvolvimento de produtos e recipientes que não contaminem o que ali foi guardado, que assegurem ao consumidor segurança nutricional e que simultaneamente atendam ao conceito de sustentabilidade. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três habitantes se contamina, em cada ano, por patógenos que causam intoxicação alimentar — doença que é a principal causa de enfermidades e morte nos países em desenvolvimento, matando cerca de 1,8 milhão de indivíduos todos os anos, principalmente crianças — e que foram veiculados pela má manipulação e pelo armazenamento irregular dos alimentos.