Brasil terá o primeiro açougue vegano da América Latina e ele será inaugurado em Curitiba

Redação Bem Paraná

Menos de um mês depois do lançamento do primeiro açougue vegano dos Estados Unidos, um jovem casal de Curitiba anuncia que vai inaugurar um minimercado vegano com açougue sem nada de origem animal dentro.

Andrey Sanson, de 34 anos, e Ana Luiza Couto, de 20, estão reformando um antigo minimercado em uma rua tranquila do bairro Abranches, na capital paranaense, desde março de 2015. Como eles já trabalham com carnes vegetais sob encomenda, terão um espaço dentro do futuro minimercado para expor linguiças de vários tipos, hambúrgueres, salsichas, bifes e outros tipos de carnes 100% vegetais.

Com o nome provisório de Empório Veganinha, o estabelecimento será inaugurado entre abril e maio de 2016 no endereço Rua Eugênio Flôr, 468 – Abranches – Curitiba-PR. Veganinha é a marca de culinária artesanal sob encomenda que o casal já mantém há algum tempo.

Andrey e Ana estimam que vão investir cerca de R$ 100.000,00 (cem mil reais) até o dia de inauguração. “Já passou de 80 mil e ainda falta terminar”, disse Andrey. O minimercado terá cerca de 60 m² e uma área coberta de 120 m² para realização de bazares e outros eventos veganos.

Segundo Andrey, o local deverá funcionar de quarta-feira a sábado das 14 às 21 horas e no domingo durante todo o dia. “Mas muita coisa pode mudar até a inauguração” , avisou o empreendedor.

O período de mais de um ano desde o início da reforma até a inauguração se justifica porque o imóvel estava muito deteriorado. “Estamos refazendo o local quase do zero”,  disse Andrey.

Todos os embutidos e carnes vegetais comercializados no futuro açougue serão feitos artesanalmente. Um dos itens que estarão à disposição no balcão refrigerado do empório será um bife feito de proteína processada do trigo (seitan) que se assemelha muito em aparência a um bife convencional. “Esse bife usa corante de beterraba, quando corta cru sai um sangue vegetal (risos)”, brincou.

Fonte: Site Vista-se