Já pensou se você pudesse encontrar lugares próximos e com boas opções vegetarianas e veganas na hora da fome? Pois, é. Este é o serviço que o aplicativo para smartphones be veg oferece aos seus usuários. Lançado recentemente, o aplicativo lista os estabelecimentos ao redor da localização utilizada, e exibe informações sobre o local, entre elas contatos, horários de funcionamento, distância e mapa (com rota), em todo o Brasil. A ferramenta está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store.
Segundo Vivian Schmitz e Tom Barros, idealizadores do be veg, a ideia é legitimar a escolha pelo vegetarianismo, facilitar o dia a dia daqueles que fazem parte da “vida veggie” e desejam encontrar bons lugares para comer em sua cidade ou quando viajam. Além disso, a ferramenta é ideal, também, para quem apenas simpatiza com o estilo de vida e gostaria de adotá-lo, mas não sabe onde encontrar boas opções.
“Com o grande crescimento do número de vegetarianos e veganos em todo o Brasil, sentimos a necessidade, como parte desse público, de conectar e divulgar restaurantes e lojas que de alguma maneira valorizam esses conceitos. Sendo assim, surgiu a ideia do be veg, um aplicativo que consegue de maneira prática e direta, indicar estabelecimentos, destacando suas especialidades e traçando rotas até a sua localização”, Vivian Schmitz.
Com o aplicativo, o público que segue o estilo vegetariano ou vegano tem a oportunidade de aproveitar opções próximas e organizadas com apenas alguns cliques. A ferramenta veio para facilitar a vida dessas pessoas e colocá-las em contato com um segmento em franca expansão em todo o mundo.
Concepção da ideia
Para tirar o projeto do papel, os idealizadores do be veg contaram com investimentos próprios, doações de associados e, também, com o levantamento de capital coletivo aberto no Catarse, plataforma de crowdfouding para arrecadar fundos à velocidade exigida pelos startups. Em março de 2015, o be veg foi lançado para o sistema Android, durante a Festa Vegana das Nações, realizada em Curitiba. Na sequência, no mês de maio, o aplicativo arrecadou R$ 12.860,00 via Catarse e passou a ser disponibilizado para o sistema IOS, sendo que 20% do valor foi disponibilizado pela Wings for Change, instituição internacional que colabora com projetos de impacto social.
“O be veg surgiu a partir da nossa própria dificuldade em encontrar estabelecimentos vegetarianos. E foi isso que passamos para todos os parceiros que nos ajudaram durante todo o processo de construção do conceito do aplicativo. Ele surgiu para difundir as culturas veganas e vegetarianas no Brasil, facilitando a vida de milhões de pessoas que adotaram esses ideais. Para nós, foi muito gratificante ver que as pessoas abraçaram o nosso projeto, certificando que o mercado precisava de um APP como o nosso”, completa Tom Barros.
Para mais informações sobre o be veg, acesse o site www.beveg.me.