É BOM SABER – Tipos de óleo

Redação Bem Paraná

A Revista dos Vegetarianos montou uma lista com alguns tipos de óleos com informações e dicas de consumo

Amendoim – riquíssimo em vitamina E. Seu consumo está associado à manutenção da pele. Por ser mais estável, pode ser utilizado no preparo de pratos quentes.

Azeite de dendê – deve ser consumido com moderação (não mais do que ¾ de colher de sopa) e esporadicamente, porque sua gordura é do tipo saturada, considerada prejudicial à saúde do coração. Ele também é fonte de vitaminas A e E.

Azeite de oliva –  rico em ômega-9, é ainda melhor para saúde quando obtido da primeira prensagem a frio, rotulado como extravirgem e acidez de no máximo 1%. Nessa condição, ele ajuda no aumento do colesterol bom (HDL) e na redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos. Também é rico em compostos que retardam o envelhecimento e protegem contra o câncer. O azeite não deve ser aquecido.

Canola – aparece em terceiro lugar na lista dos óleos com boa proporção entre o ômega-6 e o ômega-3. É indicado para prevenir doenças cardiovasculares. Na culinária, pode ser usado para cozimento.

Chia – rico em ômega-3, seu consumo auxilia na redução e no controle do colesterol total (aumento do HDL e redução do LDL), ajuda a controlar a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e age contra as inflamações.

Gergelim – fonte de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. É rico em vitamina E e possui ação terapêutica no tratamento de gastrite, úlcera e aftas.

Girassol – contém bastante ômega-6 e, por isso, seu consumo deve ser bem moderado para que ele não atrapalhe a absorção de ômega-3. Deve ser utilizado a frio, diretamente sobre os alimentos e em molhos para saladas.

Linhaça – tem uma proporção adequada de ômega-6 e ômega-3. Auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e possui ação antiinflamatória. Utilizar  frio, na finalização de pratos quentes ou saladas.

Milho – rico em gorduras poliinsaturadas que protegem a saúde do coração, ele também contém vitamina A que contribui para o reforço do sistema imune e protege contra problemas de visão.

Soja – gordura poliinsaturada que reduz o risco de doenças cardiovasculares, contribui para a função vascular e do sistema imunológico. Contém fitoesteróis, que ajudam na redução dos níveis de colesterol, e antioxidantes que combatem os radicais livres.