Imagine que o seu carro passe a gerar energia, parado ou em movimento. Energia que pode ser revertida para uso na sua residência ou qualquer outro fim mais apropriado. Parece fantasia de ecologista, mas o “gerador móvel de energia” já existe, atende os preceitos da sustentabilidade e foi desenvolvido pelo gerente de tecnologia da informação Mário Milanésio Neto, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI).
O “gerador móvel de energia” pode ser instalado sobre carros, ônibus e caminhões para suprir o consumo energético do ar-condicionado, por exemplo, bem como em embarcações. O sistema produz e armazena energia através do deslocamento de ar causado pelo veículo em movimento e, simultaneamente, também gerar energia solar.
O invento de Mário será composto por um conjunto de componentes geradores e armazenadores de energia e uma caixa em fibra de carbono ou material similar, além dos materiais isolantes. Para bicicletas, por exemplo, estão previstos pequenos captadores; enquanto para veículos de carga ou para transporte de vários passageiros, o inventor prevê estruturas mais robustas.
O gerador de Mário já está patenteado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), e atualmente ele está à procura de investidores para iniciar a produção e comercialização seja por meio da venda da patente, do seu licenciamento ou ainda via formação de sociedade.