A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Votorantim Cimentos e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) apresentaram os principais resultados desenvolvidos ao longo dos cinco anos de colaboração conjunta entre as organizações, e lançaram o Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas, que busca contribuir para a preservação de cavernas, e o Plano de Gestão Territorial Sustentável, voltado ao manejo sustentável do Patrimônio Ambiental.
Desenvolvido como uma ferramenta para classificar ativos em propriedades particulares, o Plano de Gestão Territorial Sustentável (PGTS) foi construído de forma conjunta pela cooperação a partir da identificação de uma lacuna no mercado em relação ao tema.
O Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas, desenvolvido pela SBE em parceria com a Votorantim Cimentos e com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, tem como principal objetivo a conservação de cavernas. Atualmente, cerca de 70% das cavernas se desenvolvem em áreas cársticas (com presença de calcário).
Busca disponibilizar à sociedade informações sobre os ambientes cársticos, seus processos formadores, sua importância ecológica e evolutiva e as boas práticas do setor, muitas vezes desconhecidas, contribuindo para conscientizar profissionais da mineração sobre a importância desses ambientes e sua vulnerabilidade.Esta é a primeira publicação que relaciona as atividades extrativas ao sistema cárstico, temas de grande relevância no setor de mineração, mas até então abordados de forma isolada.
Ambas publicações estão disponíveis gratuitamente para o público em formato digital nos links:
Plano de Gestão Territorial Sustentável
Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas