O consumo anula de óleos vegetais no Brasil é de 3,72 milhões de toneladas. Cada família consome cerca de 4 litros por mês, sendo que, apenas um litro descartado nos rios e mares, contamina 25 mil litros de água. Com o objetivo de envolver o tema diretamente no dia a dia de crianças e jovens, o Colégio e a Faculdade Opet disponibilizam postos de coleta de óleo de cozinha em duas unidades, no Rebouças e Centro Cívico.
O óleo deve ser armazenado em garrafas PET e entregue nos locais de coleta. “Estamos pedindo o apoio da comunidade para ampliar o recolhimento de óleos vegetais que é tão prejudicial ao meio ambiente quando descartado indevidamente”, ressalta Andrea Delfini, coordenadora do projeto.
A ideia surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Gestão Comercial, na modalidade à distância, no qual a professora Andrea coordena, e verificou-se que os óleos vegetais já usados podem sem transformados em produtos de limpeza como sabão e até mesmo biodiesel. “A partir disso, pensamos em como poderíamos colocar isso em prática na própria instituição”, destaca Andrea.
No Colégio, os alunos do 6º ano vão transformar o óleo em sabão na disciplina de química, sensibilizando-os para a possibilidade de reaproveitamento de insumos que, normalmente, são jogados fora. Eles também farão uma ação para informar os benefícios da reutilização do óleo dos restaurantes em Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná, em homenagem ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com as Escolas Associadas à Unesco, que o Colégio Opet faz parte.
O valor arrecadado com a transformação do óleo de cozinha será direcionado aos alunos que exercem cargos políticos na Cidade Mirim, com o objetivo de conscientizar a utilização de recursos financeiros em ações públicas. Para a realização dessas ações, eles contarão com a orientação dos alunos dos cursos de graduação de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Ciências Contábeis e Pedagogia, na modalidade à distância, e também dos alunos dos cursos de graduação de Gestão Financeira, Logística, Publicidade e Propaganda, Marketing, Ciências Contábeis, na modalidade presencial. O projeto ainda contou com a parceria do Instituto Opet.
“Estamos envolvendo toda a instituição, desde as crianças até os universitários em um esforço conjunto para tratar de um tema muito importante”, conclui a coordenadora Andrea Delfini.